Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Os 50 anos de uma pioneira das Supermodels

Um dos maiores ícones da moda, Naomi é estrela desde os 15 anos de idade

Por Ana Claudia Paixão - Atualizado em 22 Maio 2020, 18h20 - Publicado em 22 Maio 2020, 17h00

Ela é linda. Ela é polêmica. Naomi Campbell é uma estrela desde os 15 anos e quebrou vários paradigmas (foi a primeira modelo negra na capa de um September issue (a principal edição do ano)da Vogue americana, a capa da revista Time e da  Vogue russa também), enfrentou o racismo, escreveu uma biografia e segue trabalhando, sem interrupção. Naomi completa 50 anos nessa sexta (22).

Nascida em Londres e descoberta como modelo aos 15 anos, teve uma carreira meteórica e não demorou em estar nas capas de revistas, desfilar para as grifes mais importantes e fotografar campanhas veiculadas mundialmente. Aos 20 anos, ela fez parte do grupo conhecido como Big Six, que eram as modelos mais famosas da época: Naomi, Christy Turlington, Cindy Crawford, Kate Moss, Linda Evangelista e Claudia Schiffer

Linda Evangalista, Naomi Campbell e Christy Turlington em Nova York, em 1989 Ron Galella/Ron Galella Collection via Getty Images/Getty Images

Seu temperamento considerado difícil por muitos a fez ser desligada da agência Elite, e seu nome esteve ligado a diversos escândalos, que vão desde assédios morais a funcionários até agressões físicas a namorados e fotógrafos. Por outro lado, sua dedicação à causas humanitárias  também é referência. Ela comanda a ONG Fashion For Relief, que ajuda financeiramente vítimas de desastres naturais.

Para quem acompanha a modelo, sabe que ela tem bom humor. Ela mesma lembra do desfile de Vivienne Westwood, em 1993, quando caiu sentada na passarela.

View this post on Instagram

“Do not judge me by my successes, judge me by how many times I fell down and got back up again.” — Nelson Mandela @viviennewestwood #1993 #fbf

A post shared by Naomi Campbell (@naomi) on

 

Primeira e única mulher negra a alcançar o posto de supermodelo, sempre falando abertamente sobre preconceito e se posicionando contra a falta de diversidade nas passarelas, Naomi Campbell  é  inspiração e abre portas para milhares de mulheres. Aos 50 anos, ela segue como uma das modelos mais importantes do mundo e um verdadeiro ícone da moda.

Continua após a publicidade

“Tive o privilégio de trabalhar com Naomi em 2003. Eu ainda era assistente e ela veio desfilar no SPFW para uma grife de beachwear”, lembra o editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto. “A sua presença é muito intimidadora: ela chegou acompanhada de vários seguranças e equipe pessoal, muito poucos puderam se aproximar e ela não se esforçou muito em ser simpática”, ele lembra. “O medo de ser notado e possivelmente levar uma bronca era grande, e não falei mais do que um tímido “Hi, Naomi”. Mas, apesar de tudo, estar com ela no backstage e depois vê-la desfilando na passarela me fizeram entender a força e importância da sua imagem e minha admiração perdura até hoje’, ele completa.

Fábio elegeu uma imagem icônica de Naomi, e não foi no passado. Para ele, Naomi fechando o desfile de primavera/verão 2020 da Saint Laurent foi um dos momentos marcantes da carreira da modelo. “Prova  que ela segue continua firme e forte como umas das modelos mais importantes do mundo”, ele diz.

Pascal Le Segretain/Getty Images/Getty Images

Os 4 passos da higienização com Naomi

Além de estrelar vídeos de artistas como Michael Jackson, George Michael e Madonna, ela também ensaiou uma carreira de cantora e de atriz, mas desde o ano passado divide com os fãs sua rotina de luxo, com um canal no Youtube. No início da pandemia virou musa da higienização, quando o vídeo de seu intricado cuidado em  aeroportos e aviões viralizou. Siga os passos:

1- Antes de começar o ritual, ela coloca luvas.

2- Passa um lenço em todas as superfícies que pode tocar com o corpo ou as mãos durante o voo.

3- Cobre o assento com uma capa colorida, que é lavada à mão no hotel.

4- Finaliza a rotina com uma máscara de rosto, para protegê-la de espirros e tosses dos outros passageiros.

Veja o vídeo clicando aqui.

Estreia em vídeo de Bob Marley

E, uma brincadeira, para fechar. Aos 8 anos, Naomi apareceu como uma das crianças no vídeo de Bob Marley para a canção Is This Love?, consegue localizá-la?

Todas as mulheres podem (e devem) assumir postura antirracista

Continua após a publicidade
Publicidade