Planejamento financeiro familiar: dicas de Nathalia Arcuri e Eduardo Amuri
Especialistas apontam como o planejamento pode preparar pais e mães para os desafios da maternidade e da paternidade

Alguma vez você já parou para pensar em como a relação com o dinheiro pode influenciar a vida em família? Esse foi o ponto de partida do talk “Planejamento financeiro para mães e pais”, com Nathalia Arcuri e Eduardo Amuri, durante a primeira edição da Casa Clã Finanças 2025.
Logo de início, ao falar sobre os preparativos para a chegada de um filho, Nathalia foi direta: “Quando a gente fala sobre planejar a vida financeira, não é rachar a conta. É sobre sonhos, metas, os meus desejos pessoais, os nossos como casal, os nossos como família. Ter conversas abertas sobre dinheiro desde o começo da relação é o primeiro passo”.
Amuri complementou destacando a importância de buscar referências. Para ele, observar famílias que conduzem as finanças de forma alinhada ao que se deseja construir pode ser uma ferramenta poderosa. “Lá em casa, criamos nosso jeito de lidar com o dinheiro a partir dessas inúmeras referências”, conta.
Selfie Financeira
Outro ponto ressaltado por Arcuri foi a necessidade de ter uma visão clara sobre as próprias finanças — o que ela chama de selfie financeira. Esse mapeamento permite identificar ajustes e concessões para encarar o novo momento com mais tranquilidade. “Vocês vão precisar avaliar: vamos manter o padrão de vida e incluir esse novo custo no orçamento? Vai sobrar para investir em metas futuras? Alguém vai buscar renda extra para equilibrar as contas?”, questiona.
Maternidade e impactos na carreira
Grávida de Eva, Nathalia se vê com mais propriedade sobre o tema. Aos 40 anos, reconhece o privilégio de ter tido tempo para planejar sua maternidade. “Eu me preparei financeiramente para ser mãe, tive mais tempo para fazer isso. Muitas mulheres têm ali perto dos seus 20 e poucos anos, sem a condição financeira que eu tenho hoje”, reconhece.

Futuro financeiro dos filhos
Ao falar sobre o futuro de sua filha, Nathalia brinca com a ideia de investimentos: “Outro dia me perguntaram como estou planejando os investimentos para Eva. Eu falei: ‘Oi?’. Acredito que, com bons valores e capacidade crítica, ela poderá ser quem quiser – inclusive produzir riqueza”.
Amuri seguiu na mesma linha: “Quero oferecer algum capital financeiro para minha filha, mas não tanto a ponto de fazê-la acreditar que pode tudo sem precisar fazer escolhas”.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.