Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Contadoras de histórias infantis levam diversão às crianças na quarentena

Através de lives no Instagram, essas mulheres se uniram para levar momentos lúdicos e educativos para a criançada durante a pandemia do coronavírus

Por Colaborou: Gabriela Maraccini
Atualizado em 23 mar 2020, 16h55 - Publicado em 23 mar 2020, 15h46

Em tempos de quarentena e coronavírus, toda a família deve ficar em casa. As crianças, principalmente, têm muito tempo livre devido a suspensão das aulas. Por isso, enquanto os adultos trabalham de home office, é preciso manter os pequenos entretidos.

Além dos desenhos e filmes animados nas televisões, uma opção muito legal, divertida e interativa são as lives com histórinhas infantis! Como assim? Vamos te explicar!

Algumas contadoras de histórias estão usando seus perfis no Instagram para fazer vídeos ao vivo contando histórias infantis para as crianças, para divertir, educar e informar, não só sobre as medidas preventivas recomendadas para o atual momento, mas também sobre outras questões da vida. É diversão garantida para toda a criançada!

Em diferentes horários, as contadoras se organizam para que o pequeno tenha várias opções de histórias e entretenimento ao longo do dia. “Esse movimento se deu de forma muito espontânea e genuína”, conta Emília Nuñez, uma das contadoras e dona do perfil @maequele, no Instagram, a CLAUDIA.

“É muito bacana ver a união das contadoras e das escritoras, no sentido de realmente fazer, nesse momento, algo por essas famílias que têm criança em casa. Quem tem sabe o quão importante é ter por 20 ou 30 minutos o filho entretido em conteúdo de qualidade. É um trabalho coletivo”, completa.

Continua após a publicidade

A contação de histórias, ainda, serve como uma forma para as famílias enfrentarem o momento de isolamento e insegurança de maneira lúdica e divertida.

“Muitas vezes os adultos estão vivendo esse momento de tensão, então acho que é muito importante ter esse momento de contação de histórias, de ouvir histórias, de se conectar a algo lúdico, de encontrar nas histórias fios de esperança, fios de diversão, fios de união entre a família”, afirma. “É uma forma de saber que mesmo estando nesses momentos isolados, não estamos sozinhos.”

A equipe de CLAUDIA selecionou alguns perfis de contadoras de histórias para você seguir e apresentar para seu filho. Confira:

Fafá conta (@fafaconta)

Flávia é atriz e contadora de histórias de Curitiba, Paraná. Conhecida como Fafá Conta, além do perfil no Instagram (@fafaconta), ela também tem um canal no YouTube com o mesmo nome, onde também conta histórias infantis a cada quinze dias.

Continua após a publicidade

Suas lives acontecem às 10h30 nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nas terças e quintas, o horário do encontro virtual é às 16h30.

View this post on Instagram

Domingo é dia de descanso por aqui, mas vai ter história, sim sinhô! Colo aqui pra vocês a live do dia 17/03 em que li “Ada Batista, Cientista”. Ela lembra a nossa cientista Jaqueline Goes de Jesus, não? 😊 Pra turma que assistir até o finzinho rolou um extra, com leitura de poesias do livro “Só de brincadeira”, do querido @escritor_leo_cunha. Amanhã, segunda, voltamos à programação, anotem aí: segunda, quarta e sexta às 10h30 e terça e quinta às 16h30. #viralizahistoria Repost do que já falei sobre esses livros: Da minha seleção de livros com protagonistas negros – Em “Ada Batista, cientista”, vamos conhecer uma menina que só começou a falar aos três anos, e suas primeiras palavras foram: “Por quê?” Uma menina super curiosa e que tinha todas as qualidades de uma grande cientista. As ilustrações mostram uma família cheia de estilo, a mãe usa umas roupas e acessórios muito bacanas, taí um livro massa de representatividade. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ De Andrea Beaty e ilustrações de David Roberts, publicado pela @intrinseca Sobre “só de brincadeira”: Um livro com cara de férias e infância, com diversidade e muitas brincadeiras. Poesias do @escritor_leo_cunha com ilustrações da @anna_cunha e publicado pela editora Positivo. Lindo demais! mais dicas de livros com protagonistas negros em https://bit.ly/protagonistasnegros

A post shared by contadora de histórias (@fafaconta) on

Emília Nuñez (@maequele)

Emília, que já apresentamos no início desta matéria, é escritora de livros infantis e dedica um pouco do seu tempo para contar histórias para a criançada. Narrando de maneira fofa e divertida, ela interage com o público durante suas lives, que acontecem diariamente às 11h.

View this post on Instagram

Contação especial para os brasileirinhos que estão na Itália e para os pequenos italianos que tem o português como língua de herança, em especial para as famílias do @cirandadeportugues. Agradeço a participação mais que especial da minha prima, Ju, que ficou de cabeça quadrada junto comigo e Sam que bateu palmas e cantou animadamente! Rs! Não consegui fazer uma super produção como gostaria, mas fiz com todo carinho pois imagino o quanto esses dias sem poder sair de casa estão sendo bem desafiadores! Convido outros autores e contadores de história que queiram se unir nesse movimento. Aproveito para indicar os canais de @carollevy, @fafaconta, @malamalatum e @marinabastoshistorias para quem ficou animado e quer ouvir mais e mais histórias!!!

A post shared by Emília Nuñez (@maequele) on

Continua após a publicidade

Carol Levy (@carollevy)

Carol, além de contadora de histórias, é cantora e usa o seu talento para divertir ainda mais as crianças. Assim como Fafá Conta, ela tem um canal no YouTube onde conta as historinhas.

No Instagram (@carollevy), a contação começa todos os dias às 11h30. Às 20h, Carol também faz encontros com a #LiveParaDormir, contando historinhas para a hora da criança dormir. Muita fofura!

View this post on Instagram

E hoje, às 11h30, vamos passar nosso tempo juntos com esse livro maravilhoso da super Ruth Rocha. Bom Dia Todas as Cores tem uma grande lição e é super leve e bem humorado. Esse vídeo lindo que vocês estão vendo foi um dos 21 vídeos que fiz em parceria com a Editora Moderna para o PNLD Literário 2018! P.S.: vocês também querem que eu cante às 11h30? 🎤 Até já! #viralizahistoria #ficaemcasa #carollevy

A post shared by Contadora de histórias (@carollevy) on

Marina Bastos (@marinabastoshistorias)

Atuando há 16 anos no teatro, Marina aproveitou sua experiência para levar o lúdico ao contar histórias para crianças. Além do Instagram (@marinabastoshistorias), a atriz tem um canal no YouTube e ministra workshops e cursos de storytelling (contação de histórias).

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

📚Hoje é DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS e contei na live a história que se chama “O contador de histórias”. Posto aqui pra vcs reverem e o link para comprar o livro está no stories! Sim! Se comprarem pelo meu link, vcs me ajudam. 😊 . Feliz dia pra todos nós! Pois todos somos contadores de histórias! ❤️💙 . Conte história! Faça história! Seja história! . . #contadordehistorias #viralizahistoria #contacaodehistorias #marinabastos

A post shared by Contadora de Histórias (@marinabastoshistorias) on

Camila Genaro (@camila.genaro)

Camila Genaro promete deixar a tarde do seu filhote bem divertida. Todos os dias às 15h, a contadora de histórias entra ao vivo em seu perfil no Instagram (@camila.genaro).

Suas histórias também estão disponíveis em formato de podcast, o “Cardápio de Histórias, no Spotify. Se perder uma live, ainda dá para correr para a plataforma e ouvir a qualquer hora do dia.

View this post on Instagram

Inveja! – ô sentimento danado essa tal de inveja

A post shared by Camila Genaro (@camila.genaro) on

Continua após a publicidade

Mariane Bigio (@marianebigio)

A pernambucana Mariane Bigio, além de contadora de histórias, é escritora e apresenta, ao lado da irmã, Milla Bigio, o Cordel Animado, espetáculo de histórias em cordel para crianças. A dupla ainda têm um canal no YouTube com as histórias.

No Instag’ram, (@marianebigio) as lives acontecem diariamente às 18h.

View this post on Instagram

Disponível em: Marianebigio.com Uma fome repentina Me tomou de madrugada Então eu fui à cozinha Sonolenta e bem cansada Pra comer, rapidamente Inacreditavelmente Lá me vi paralisada Uma cena inusitada Tomava todo o balcão Um anúncio ao som do apito Da panela de pressão Dava início ao tal momento Eis que era um casamento Incrível celebração Me escondi de supetão Para não atrapalhar O noivo, todo de branco Esperava já no altar Quando as taças, em coral Soaram num tom cristal: A noiva iria chegar! Foi entrando a desfilar Enquanto as frutas olhavam Manteiga se derreteu Legumes comemoravam Vinagre e azeite juntinhos Belo casal de padrinhos Dos pombinhos se orgulhavam – Eu vi quando namoravam, Acompanhei desde cedo! – Oh, não seja tão meloso! O vinagre um tanto azedo Repreendeu o azeite Que suspirava em deleite Romântico e sem segredo Eu tava com um certo medo De estar sonhando acordada Mas era tudo tão mágico Que me vi enfeitiçada Dali não saí enfim Assisti até o fim A cerimônia encantada A noiva estava arrumada Com buquê de couve-flor Com véu de papel toalha O padre era um pegador Daqueles de macarrão Conduzindo a união Com maestria e louvor Foi aquele chororô Com as alianças chegando Feitas de anéis de cebola E os noivos se declarando: – Você dá tempero à vida! – Te adoro minha querida! E então foram se beijando! Pegador finalizando Declarou os dois casados Foi chuva de arroz pra cima Pra baixo e tudo que é lado Casaram o Sal e a Pimenta Coisa que a cabeça inventa Em um sonho esfomeado! por Mariane Bigio – Janeiro 2020

A post shared by Mariane Bigio (@marianebigio) on

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.