Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Islândia começa a exigir igualdade salarial entre os gêneros

No país, empresas terão de comprovar que pagam salários iguais a homens e mulheres que exercem a mesma função.

Por Giovana Feix
Atualizado em 20 jan 2020, 18h19 - Publicado em 15 mar 2017, 16h16
Mulheres islandesas em protesto por equidade salarial, em outubro de 2016. (Reprodução/@norr11iceland/Instagram)
Continua após publicidade

Em outubro do ano passado, as islandesas saíram mais cedo do trabalho para lutarem por seus direitos e, aparentemente, o esforço valeu a pena. Há pouco menos de uma semana, no Dia Internacional da Mulher, o país anunciou uma proposta de lei inédita no mundo: as empresas com mais de 25 empregados terão de comprovar que pagam tanto às mulheres quanto aos homens. Não é maravilhoso?

Segundo pronunciamento, o governo do país fará a proposta ao parlamento este mês. Com isso, a ideia é que o país acabe oficialmente com a diferença salarial entre os gêneros até 2022 – segundo dados da ONG britânica Oxfam, a previsão é que isso só aconteça com o mundo como um todo daqui a 170 anos

“Precisamos assegurar que homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades no local de trabalho”, disse o Ministro de Assuntos Sociais e Igualdade do país, Thorsteinn Viglundsson. “É da nossa responsabilidade tomar todas as providências possíveis para que isso aconteça”.

O país nórdico é considerado o melhor do mundo em termos de igualdade de gênero – mas, mesmo assim, as islandesas recebem de 14% a 18% menos do que os homens. A expectativa é que a nova lei, apoiada pelos governistas e pela oposição, seja aprovada pelo parlamento e completamente implementada antes de 2020.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.