Como fazer uma mala de mão para uma viagem de 20 dias
Roupas para todos os dias, estilo garantido e nada de se preocupar com o tamanho da bagagem.
Quando você vai viajar, fazer a mala é sempre um desafio/tortura? Por mais que desfilar looks incríveis e cheios de estilo seja maravilhoso, dá para deixar as quantidades imensas de peças de sua alma de fashionista em casa e levar só o básico e a criatividade. A personal stylist Ana Rita G. Ferreira ensina como escolher quais peças levar para uma viagem de 20 dias em estações amenas (como outono e primavera) e como colocá-las todas dentro de uma mala de mão sem sofrimento.
A lista mágica
- 1 calça jeans
- 1 calça jeans preta
- 1 legging
- 1 shorts jeans
- 1 shorts para sair à noite (pode ser uma saia também)
- 1 saia para usar de dia (ou mais um vestido)
- 1 vestido (ou outra saia)
- 2 suéteres leves (tricôs funcionam bem)
- 1 casaco leve
- 1 jaqueta de couro
- 3 regatas básicas (preta, clara e cinza)
- 6 blusas (escolha entre camisas, camisetas e batas)
- 10 calcinhas
- 6 pares de meias
- 3 sutiãs (ou tops)
- 2 meia-calças (uma mais grossa e outra mais fina)
- 1 par de tênis confortável para andar durante o dia
- 1 par de sapatilhas que combine com todas as peças
- 1 par bota preta de cano curto
- 1 par de chinelos
- Necéssaire (uma ou mais)
1. Sapatos em primeiro lugar
De acordo com Ana todas as partes “de baixo” ficam embaixo na organização da mala. Separe os sapatos que você escolheu e coloque-os em saquinhos individuais, acomodando-os com o solado virado para baixo nos cantos das malas. Como escolher os sapatos? A sugestão da personal stylist é pensar entre três e quatro pares: um tênis, uma sapatilha (ou modelo mais “arrumado” para sair), uma bota de cano baixo (tipo ankle boot) e um chinelo – esse último é essencial se você for ficar em hostel. Se você não gosta de botas, troque por outro mais confortável. Também pode levar um salto alto, se você preferir.
2. Lingerie e meias sempre juntas
Sabe aquela sensação desesperadora de precisar encontrar algo e não ter a ~menor ideia~ de onde estará dentro da mala? Se você agrupar as peças similares (como calcinhas e meias) e deixá-las no mesmo lugar, esse problema não vai acontecer. Quantas levar de cada? Para uma viagem de 20 dias, considere a ótima possibilidade de lavar esses itens. Então 10 calcinhas e seis pares de meia resolvem o seu problema. Ah, se você está se perguntando onde estão os sutiãs, Ana Rita explica: “Prefira levar as peças abertas e sem amassar o bojo, assim você ocupa todos os espaços da mala e não danifica a peça”.
3. Nécessaire: um drama
Ocupe metade de um lado com os sapatos e do outro também, tentando manter “nivelada” a mala. Encaixe a sua necéssaire no espaço entre os sapatos já que eles têm a mesma “altura”, mas não exagere na escolha dos produtos: em bagagens de mão não são permitidos líquidos com mais de 100ml, independente do destino. Se você gosta de levar uma boa quantidade de cosméticos e maquiagens, Ana conta o truque: “divida em várias necéssaires menores e vá encaixando nos espaços”. Não precisa sofrer escolhendo o batom vermelho ou o roxo!
4. Camisas sem amassar
Seja em uma viagem à trabalho ou de férias mesmo, nada pior do que chegar ao lugar e ter suas belas camisas amassadas. Para evitar esse inconveniente, faça o seguinte: vista um casaco com a camisa por dentro, passando bem as mangas e a gola. Encaixe a blusa no espaço da mala ocupando bem as laterais – sempre sobra um cantinho que poderia ser melhor aproveitado! Dica esperta: se as camisas amassarem mesmo assim, pendure-as em um cabide e deixe dentro do banheiro enquanto você toma banho. O vapor fará todo o trabalho de desamassar .
5. Calças
Seguindo a mesma lógica de peças de baixo embaixo, coloque calças jeans no espaço acima dos sapatos com os cós cada um para um lado. Assim elas ficam niveladas e não sobrepostas.
6. Finalize com saias e shorts
A personal também indica levar uma calça legging além da jeans por ser fácil de combinar e confortável. Encaixe a legging, os shorts e a saia no restante do espaço.
7. Rolinhos são amigos, não inimigos
Há quem ame ou odeie fazer rolinhos com as roupas – aliás, para guardar no seu armário a Marie Kondo contraindica esse método -, mas para organizar a mala essa é a melhor forma. Economizamos espaços e garantimos que camisetas e regatas não cheguem totalmente amassadas ao destino. Basta fazer os rolinhos e encaixar nos cantos da mala.
8. Vestidos por último
Para quem gosta de vestidinhos e quer levar pelo menos um, Ana afirma que deixá-los por último é a melhor saída, principalmente se forem de tecidos leves que amarrotam com facilidade. Não é preciso dobrar muito, apenas encaixe a peça em cima do casaco e feche a trava do elástico. Pronto! Malas prontas para partir .
9. E a roupa que você vai usar no avião?
Essa não conta na quantidade de peças para os dias da viagem. Claro que se você usar depois será vantagem, mas melhor não contar com ela: pode amassar, ficar suja, suada e não vai dar para aproveitar. Caso você não esteja indo para um lugar de extremo calor, leve as peças mais pesadas no avião – casacos, botas e afins que ocupam espaço e pesam na mala. PS: ainda vai sobrar um lugarzinho para você trazer uns souvenirs!
Veja também: Veja que roupa usar no avião