Os cereais que enxugam o corpinho
Os grãos integrais ricos em fibras podem fazer você emagrecer seis vezes mais que em uma dieta comum
As fibras, além de absorver gordura, ajudam a saciar a fome. Foto: Dreamstime
Você já pensou em trocar o pãozinho francês do café-damanhã por um delicioso mamão papaia coberto de flocos de aveia? Pode até parecer mentira, mas a segunda opção pode manter você saciada por mais tempo, e não engorda tanto. Além de tudo, melhora o trânsito intestinal e ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue.
O pão francês contém farinha branca, feita com trigo que passou por refinamento. Cereais refinados perdem a casca protetora, que é onde fica uma de suas maiores riquezas: as fibras. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alguns dos alimentos ricos em fibras. E quem está de dieta precisa aumentar a ingestão dessas substâncias, porque elas são fundamentais para diminuir o peso.
Então, para eliminar os quilinhos a mais, você precisa comer pelo menos 25 gramas de fibras por dia. Invista na conhecida aveia, no milho, no arroz e no trigo integrais, na cevada e em outros cereais à disposição no supermercado.
Na próxima vez que for às compras, gaste mais tempo na seção de cereais e leve para casa essas preciosidades amigas da boa forma.
5 motivos para incluir cereais integrais na dieta
· Em um estudo americano, durante um mês um grupo de pessoas em dieta substituiu duas refeições diárias por porções de cereais. Outro grupo consumiu alimentos pouco calóricos, mas tradicionais. A turma dos cereais eliminou seis vezes mais peso do que a outra!
· Por conter muitas fibras, os cereais integrais preenchem o estômago por mais tempo, afastando a fome. As fibras não são digeridas pelo corpo, mas são absorventes. Elas incham no estômago ao “chupar” os líquidos e fazem volume, mas sem oferecer nenhuma caloria. Depois, elas percorrem o intestino até serem eliminadas.
· As fibras provocam uma digestão mais demorada. Por isso, fazem o organismo liberar menos insulina e de maneira mais lenta. Isso significa menor estoque de gordura no corpo.
· As fibras também ajudam o organismo a absorver menos gordura. É que, no intestino, elas grudam nas porções de gordura e as carregam para fora, pelas fezes. Assim, as taxas de mau colesterol no sangue diminuem.
· O sabor é delicioso! Troque o pão, o arroz e o macarrão pelas versões integrais. Acrescente aveia às frutas, e granola ao iogurte.
Além de saborosa, o leite e o iogurte fazem uma ótima combinação com os cereais. Foto: Dreamstime
Leia o rótulo e não compre gato por lebre!
Na seção de matinais do supermercado, você encontra uma enorme variedade de produtos intitulados “cereais”. Porém, muitos deles são muito engordativos e calóricos, apesar de serem vendidos como saudáveis e como fontes de várias vitaminas.
Não se confunda: tome cuidado com o que escolhe na prateleira, para não levar gato por lebre! Para começo de conversa, muitos desses produtos contêm açúcar e são feitos com cereais refinados ou seja, não possuem mais as fibras que tinham na natureza.
A nutricionista Alessandra Rodrigues orienta sobre o que não deve ir para o seu carrinho de compras de jeito nenhum: “Devem ficar de fora aqueles produtos que, além de não serem integrais, trazem grande quantidade de açúcar. O ideal é optar pelos alimentos que tenham a partir de 2 gramas de fibras por porção”. Entre duas opções semelhantes, escolha a que tem mais fibras e menos calorias. Então, preste muita atenção nos rótulos!