Os benefícios da caminhada

Caminhar faz bem à saúde e à silhueta, veja todos os detalhes no livro "Caminhada já!"

Caminhada já! (Ed. Abril)
Foto: Reprodução

“A onda do futuro é a caminhada!”. É exatamente nisso que Marcos Paulo Reis, técnico da seleção brasileira de triatlo nas Olimpíadas de Atenas e Sydney, se baseou para escrever o seu livro “Caminhada já!” (Ed. Abril.).

Democrática e fácil de praticar, a caminhada é um exercício muito mais benéfico do que se possa imaginar. Isso porque além de ajudar na perda de peso e na conquista de uma silhueta mais fina, ela protege as artérias, dá mais fôlego, turbina a memória, afasta a ansiedade e a depressão, evita lesões e ainda reforça as defesas do organismo em qualquer idade.

Entretanto, a rotina conturbada dos dias de hoje costuma ser um enorme empecilho para a realização de qualquer modalidade esportiva, não é mesmo? Pois saiba que, segundo a Organização Mundial de Saúde, basta caminhar durante 30 minutos, “cinco vezes na semana, para você deixar o time dos sedentários. E mais: esse período pode ser dividido em duas sessões de 15 minutos, cada uma.” Portanto, chega de desculpas e comece já a dar as suas primeiras passadas!

Passadas iniciais

– “Troque o elevador pelas escadas para subir dois andares ou descer quatro”;
– “Evite o carro em percursos com menos de 2 quilômetros”;
– “Se usa transporte coletivo, desça um ponto antes e continue o trajeto a pé”;
– “Leve o cachorro para dar umas voltas diariamente”;
– “Se almoça fora, vá a pé para o restaurante e aproveite para fazer uma pequena caminhada na volta – o que ajudará, inclusive, a digestão”;
– “Nos finais de semana, nunca perca a oportunidade de fazer um passo a pé”.

Além de dar muitas outras dicas e esclarecer mais a fundo todas as questões que envolvem essa prática, o livro traz ainda três tipos de treinos que vão ajudá-la a chegar no verão cheia de saúde e com um corpo invejável. 

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