Cardápio de dieta para quem belisca o tempo todo
Plano alimentar deve sempre levar em conta a personalidade de quem o segue
Damascos são frutas secas liberadas
Foto: Getty Images
O dia tem 24 horas, das quais pelo menos oito nós passamos dormindo. Se você é do tipo que passa as outras 16 com alguma comida na boca, então precisar adotar uma nova dieta, ainda mais se a seleção dos lanchinhos não tem muitos itens saudáveis.
Já que você não vai abandonar o hábito de beliscar, fracione as refeições. O almoço deve ter menos calorias para os lanches da tarde não prejudicarem a dieta, diz a nutricionista Mariana Escobar, mestre em bioquímica pela UFRS, em entrevista à revista WOMENS HEALTH.
Além disso, nesses lanches, dê preferência a frutas, sucos, água de coco, uva passa e damasco seco.
Frutas hídricas como melão, melancia e abacaxi têm baixa caloria. Iogurtes leves sempre são bem-vindos, enquanto os cereais devem ser consumidos com moderação pela alta quantidade de carboidrato e açúcar, avalia Marlise Ptrick Stefani, nutricionista e consultora da Nutritécnica, no Rio Grande do Sul.
Confira abaixo uma sugestão de cardápio para quem curte beliscar:
Café da manhã
Pão integral com queijo branco e suco de melancia
Lanche da manhã 1
Damasco seco
Lanches da manhã 2
Limonada
Almoço
Filé ao molho madeira, arroz integral, purê de mandioquinha e rúcula com cenoura
Lanche da tarde 1
Água de coco
Lanche da tarde 2
Uva passa
Jantar
Pene ao sugo, filé de frango grelhado e folhas verdes com rabanete
Ceia
Iogurte de frutas
E lembre-se sempre: fracionar a alimentação não significa passar o dia beliscando guloseimas. Esse é o hábito que atrapalha a perda de peso.
O importante é fazer escolhas saudáveis, evitando opções carregadas de açúcar, gorduras e sal, e estipular horários tanto para as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) como para os lanchinhos – estratégicos para quebrar o jejum de mais de três horas.
*Com informações da BOA FORMA