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4 dicas para proteger os joelhos em exercícios físicos

Quer evitar a dor nos joelhos quando for praticar exercícios físicos? Siga as dicas de um especialista e proteja-se!

Por Redação M de Mulher Atualizado em 17 jan 2020, 11h00 - Publicado em 20 out 2011, 21h00

Mantenha os pés alinhados: ter a pisada para dentro ou para fora deixa as articulações fora do eixo
Foto: Dreamstime

Mesmo que você não seja uma atleta, fique de olho nos seus joelhos. Os iniciantes também podem machucar essa importante articulação, já que é muito solicitada em qualquer exercício.

Veja como se proteger com as dicas do ortopedista e médico do esporte Alexandre Póvoa Barbosa, da Clínica Orthobone (SP):

Mantenha o peso na medida

Quilos a mais sobrecarregam as articulações de joelhos, tornozelos e quadril. Na corrida, por exemplo, há uma pressão cinco vezes maior de carga em cima dos joelhos.

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Xô, sedentarismo!

Quem não faz nenhuma atividade pode sofrer desconfortos durante esforços, como subir escadas ou longas caminhadas. Isso é resultado do encurtamento dos músculos da parte da frente da coxa, o que causa o deslocamento da rótula. Para resolver o problema, exercite-se!

Revezamento esportivo

Diversifique a malhação. A repetição excessiva de alguns movimentos desenvolve e fortalece alguns músculos, porém outros ficam esquecidos.

Pés alinhados

Ter a pisada para dentro ou para fora deixa as articulações fora do eixo, o que sobrecarrega tornozelos, joelhos e quadril. O ideal é usar sapatos ortopédicos indicados por um médico para neutralizar a questão.

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