Varanda: 4 estilos para seu cantinho verde
Quer montar um jardim em um espaço pequeno? O paisagista Edu Bianco, de São Paulo, oferece sugestões muito charmosas, inspiradas em diferentes países
1 Viva o México! Os vasos de cerâmica rústica são as estrelas desta versão, apimentada com estampas florais de cores alegres. Diversas espécies de suculentas e cactos completam a cena.
2 Chefs de plantão podem apostar em uma horta de temperos – aqui tem manjericão, salsinha, tomilho, alecrim… – e em uma decoração de dar água na boca, repleta de referências à Itália.
3 Eis uma sugestão romântica: transformar o terraço em um pedacinho da França. Capriche em flores delicadas, como rosas e calanchoês, e em acessórios de estilo provençal.
4 Nossa terra também tem seus encantos! Para homenagear o Brasil, monte um jardim de folhagens tropicais, como o cróton, e salpique a área com achados de artesanato popular.
Paleta mexicana: atmosfera caliente, com cactos e suculentas
Plantas originárias de regiões secas, as suculentas e os cactos acumulam água em suas raízes – justamente por isso, exigem
pouquíssima rega. Para um jardim lindo e fácil de cuidar, Edu Bianco sugere espécies como rosa-de-pedra, jade e cacto candelabro.
À moda italiana: temperos combinam com… utensílios de cozinha!
Quem disse que é preciso um quintal para ter ervas-de-cheiro fresquinhas sempre à mão? Nossa horta de apartamento tem alecrim, manjericão, orégano, hortelã, salsão, salsinha e tomilho, além de diversos tipos de pimentas, como a roxa e a amarela.
Perfume francês: flores e mimos provençais não podem faltar
Para montar um jardim romântico, Edu sugere flores como violetas, minirrosas, lisiantos e calanchoês. A fim de garantir charme extra ao conjunto, o paisagista posicionou, no alto, um exemplar de véu-de-noiva, espécie pendente com delicadas flores brancas.
Do nosso jeitinho: com itens feitos à mão e folhagens exuberantes
Estas espécies oferecem ares tropicais a qualquer cantinho: planta-mosaico, comigo-ninguém-pode, cróton, árvore-da-felicidade-macho e asplênio. Todas se dão bem à meia-sombra, ou seja, sem incidência solar direta.
–