Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Um quintal para desfrutar das flores e cultivar a fé

Além das mais variadas espécies de plantas, o jardim da casa da pedagoga Valéria Moraes, de Campinas, SP, abriga um cantinho de orações. É por aqui que a moradora relaxa enquanto trata do paisagismo e da alma

Por Texto: Daniella Grinbergas Atualizado em 19 fev 2020, 14h09 - Publicado em 30 nov 2015, 08h00

Cuidar do jardim é uma terapia! Porém, começar o paisagismo do zero e fazer com que ele fique lindo exige dedicação. “Quando me mudei para cá, só havia um gramado. Empolgada, fui a um mercado de flores, escolhi as mais belas, sem nenhum critério, e plantei. Por fim, elas não vingaram, e fiquei decepcionada”, lembra Valéria. Mas ela não desistiu. Contratou um engenheiro agrônomo, que listou as plantas adequadas ao espaço e deu todas as dicas de cuidados. “Daí em diante, não perdi mais uma muda sequer”, conta. O toque de encanto veio com o pergolado de madeira que emoldura um singelo altar de pedra de São Francisco de Assis, santo de devoção da família.

MIX DE PLANTAS RESPONDE PELA BELEZA

■ A variedade de espécies chama a atenção. Árvores como palmeiras, resedá, coqueiros, e um pé de laranjinha kinkan dividem espaço com orquídeas, lantanas, renda-portuguesa, alpínias, samambaias e helicônias. A trepadeira sapatinho-de-judia é uma atração à parte com suas flores pendentes amarelas e vermelhas. 

■ De madeira jatobá, o pergolado de 3,50 x 3 x 2,50 m* (Campsul Madeiras, R$ 3 500) recebe tratamento com stain uma vez por ano, que protege da chuva e do sol. Uma trepadeira primavera deve cobrir a estrutura em breve. 

■ “Sempre quis uma capela para o meu São Francisco de Assis. Ao viajar pelo interior, me deparei com esta em uma lojinha. Deu um trabalhão trazê-la, mas era exatamente o que eu sonhava”, diz Valéria. A peça já tinha lugar marcado: sob a pérgula, cercada por um caminho de pedriscos, pisadas e flores. 

■ O cachorrinho, presente do cunhado da moça, é sósia do maltês Beethoven, frequentador assíduo do jardim.

Continua após a publicidade
Publicidade