SOS Casa: árvores na calçada
Veja quais são as espécies mais indicadas e quais você deve evitar plantar em frente à sua casa
Quais são as espécies mais indicadas e quais devo evitar plantar em frente à minha casa? – Ninha Bezerra, Mamanguape, PB
Segundo a paisagista Mônica Cipelli, de Mogi das Cruzes, SP, as mais recomendadas são as que têm raízes pivotantes – que penetram verticalmente no solo – e as nativas, já acostumadas ao clima local. Ela lista quaresmeira, pata-de-vaca, ipê-amarelo, manacá-da-serra, resedá e pau-ferro.
A azaleia também é uma boa opção, por não ter enraizamento agressivo e aceitar podas regulares. “E lembre-se de avaliar o porte da árvore para evitar problemas com a rede elétrica”, complementa o paisagista Eduardo Luppi, de São Paulo.
Já no rol das plantas a evitar estão fícus, seringueira e flamboyant, que desenvolvem raízes superficiais vigorosas, quebrando o piso e podendo afetar a construção. Algumas frutíferas também não são aconselháveis, sob o risco de machucar os transeuntes. “Fuja das que dão frutas pesadas, como jaca, abacate e manga”, ensina Mônica. Outra questão importante é o posicionamento na calçada. “Fique atento à entrada da garagem, ao espaço de passagem livre e não plante na esquina, para não atrapalhar a sinalização e visualização dos carros”, orienta Mônica. E saiba que cada município tem suas normas e padrões para uso da calçada – consulte sempre a legislação da sua cidade.
Foto: Levi Mendes Jr.