Salas de estar e jantar decoradas para o Natal
Como é tempo de celebrar, o espaço fica ainda mais convidativo com enfeites bem coloridos e uma mesa vestida com traje de gala
Jovens moradores recém-casados, apê zero quilômetro, decoração pra lá de descolada…e o desejo de receber a família para a noite de Natal pela primeira vez! Foi pensando nessa situação que Minha Casa encomendou o projeto da capa desta edição ao designer de interiores Antonio Reis, de São Paulo. Para atender ao pedido, o profissional optou pela ambientação de um apartamento real, com áreas de estar e jantar integradas, totalizando 17 m – uma agradável varandinha de 2,20 m – funciona como extensão da ala social e, assim como esta, cumpre com alegria o papel de anfitriã. Só exageros não têm vez por aqui: até os enfeites natalinos são leves e descontraídos, a fim de não pesar no bolso nem no visual.
–
Ousadia na medida certa
Na sala de jantar, o painel Pássaro Vermelho, da artista plástica Joana Lira, é realçado pela suavidade dos demais elementos. Gostou da ideia? Saiba que a aplicação do revestimento não tem segredo, pois trata-se de um papel de parede vinílico convencional. Apenas verifique se as dimensões do ambiente são compatíveis com as da figura – aqui, foi preciso cortar 58 cm de cada lado, já que o painel soma 3,71 m, enquanto a parede tem apenas 2,55 m de largura. O passa-pratos pode ser fechado a qualquer momento graças à instalação de uma janela de correr. De vidro pontilhado, ela nunca barra a passagem da luz.
Menos é mais!
No estar, as medidas enxutas não serviram de desculpa para falta de capricho. Com só 1,20 m de largura, uma das paredes parece ter sido feita sob medida para acomodar o rack e uma TV de 40”. Em frente, estampas geométricas no tapete e nas almofadas reforçam a personalidade forte da área. Na varanda, uma cadeira de design assinado está a postos para receber os convidados.
Três ambientes em harmonia
“Espaços integrados devem ser pensados como se fossem um só”, ensina Antonio, que seguiu essa premissa ao projetar o jantar, o estar e a varanda. Móveis compactos garantem a sensação de amplitude. “Além disso, apostei em áreas de circulação bem generosas”, afirma o profissional.
Paleta de artista
A base neutra compõe o cenário ideal para brincar com pitadas de tonalidades fortes. A partir do papel de parede, o designer definiu que as cores primárias – vermelho, amarelo e azul – seriam as protagonistas. Um verde-menta bem clarinho, também pinçado da ilustração de Joana Lira, tinge apenas um trecho estreito da parede, formando uma discreta moldura para o passa-pratos.
Prateleiras espertas
A fim de integrar visualmente as áreas do jantar e da TV, Antonio bolou uma estante suspensa que dá a ideia de continuidade espacial. Parece marcenaria, mas são prateleiras compradas prontas – ponto para a economia e para a praticidade! Na superfície maior, foram dispostas cinco unidades de 60 cm de largura, e, na menor, duas de 1 m – a extremidade esquerda destas fica para fora da parede (25 cm), alinhando-se a duas das peças vizinhas. Desse modo, é formada a estrutura em L que parece ter sido feita sob medida.