Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Janelas com vidros coloridos: dicas e 4 ideias para decorar seu lar

Arquiteta ensina a escolher cores e combinações que deixem janelas e interiores lindos e diferenciados

Por Jonathan Pereira
13 Maio 2025, 19h00
Como decorar com vidros coloridos
Veja dicas para acertar num décor colorido usando vidros criativos e cheios de personalidade (@atelier_1.03 e @_itsbeautifulhere/Instagram)
Continua após publicidade

Que tal injetar uma dose extra de alegria e originalidade no seu lar? Se a ideia de transformar a atmosfera dos seus espaços com toques vibrantes te atrai, a decoração com janelas ou vidros coloridos pode ser o elemento surpresa que você procura.

Longe de serem apenas divisórias transparentes, esses elementos arquitetônicos têm o potencial de se tornarem verdadeiras obras de arte – e que estão cada vez mais raros na arquitetura. Em algumas culturas e períodos, vidros coloridos eram mais comuns, especialmente em edifícios religiosos (vitrais) ou em estilos arquitetônicos específicos (como o Art Déco). Com a evolução dos estilos e a busca por linhas mais clean e neutras, eles perderam popularidade em residências.

Mas para desmistificar o processo e inspirar projetos cheios de personalidade, a arquiteta Gleuse Ferreira compartilha valiosas considerações em entrevista à CLAUDIA. Descubra a seguir os pontos cruciais a serem avaliados e explore quatro ideias criativas para transformar seus espaços com a magia das cores nos vidros e janelas!

Vantagens de janela ou vidros coloridos

Projeto da Belli Architettura, em Curitiba, com vidros coloridos
Projeto da Belli Architettura com vidros coloridos (Reprodução/Instagram)
  • Traz personalidade e autenticidade, deixando a casa ou apartamento com um toque único;
  • Na parte interna, pode apostar em divisórias entre os ambientes ou guarda-corpo nas escadas feito com vidros coloridos;
  • Permite que a iluminação natural entre;
  • Dá para personalizar com um vitral com algum desenho que contenha uma referência pessoal (algo que goste ou que marcou sua vida);

“A vantagem que eu vejo é que sua casa terá sua personalidade usando um vidro com cor e textura variada. Em apartamento só pode na parte interna, já que temos que manter a fachada padrão do edifício. Mas nada impede fazer uma divisória com um vitral ou vidros com outros acabamentos. Deixa o projeto único, leve e permite que passe iluminação”, detalha a arquiteta.

Como combinar vidros coloridos com a decoração

Vitral feito em técnica tiffany (fita de cobre + estanho), instalado em uma residência em Itaipu, Niterói (RJ) foi feito com mais de 600 pedaços de vidro opalina
Vitral feito em técnica tiffany (fita de cobre + estanho), instalado em uma residência em Itaipu, Niterói (RJ), com mais de 600 pedaços de vidro opalina (Reprodução/Instagram)
Continua após a publicidade

Como a referência em todo lugar que passamos são vidros incolores ou em tons neutros – exceto em igrejas, onde os vitrais são destaque – pode surgir aquele receio de mudar. Mas é possível combinar os tons dos vidros coloridos com a cor da pintura das paredes, causando um belo efeito no resultado final.

“Eu apostaria em um tom mais verde, azul ou bordô com toda a casa branca, ou fazer uma mistura, da casa em um tom e a janela em outra. Por exemplo, a casa na cor caramelo salgado com janelas verde ou azuis”, exemplifica Gleuse, lembrando que é bom separar uma verba do orçamento para este tipo de vidro que, por ser diferenciado, com textura e cores, tem seu valor agregado, custando mais que o incolor, em maior volume no mercado.

Como decorar com vidros coloridos
Intercalar um mix de cores com vidros brancos garante iluminação natural com toque divertido (@atelier_1.03/Instagram)

Se a dúvida persistir, a dica é consultar um profissional para ajudar nas escolhas que façam sentido ao projeto. “Sou a favor que cada pessoa ame a sua casa. Se ela quiser um lar com janelas de vitrais carregados, desenhados, farei o possível para que fique lindo e confortável aos olhos do cliente. O exagero está nos olhos de quem vê.”

Veja 4 projetos com vidros coloridos para se inspirar:

Combinação de cor e luz

Vidro colorido no banheiro dá toque especial quando o sol bate | Projeto assinado por Mimi Shin
Vidro colorido no banheiro dá toque especial quando o sol bate | Projeto assinado por Mimi Shin (@mimishindesign/Instagram)
Continua após a publicidade

O banheiro é um bom lugar para colocar vidros coloridos. Neste projeto assinado pela designer de interiores Mimi Shin em Venice, na Califórnia, o ambiente ganha diferentes cores de acordo o horário em que a luz do sol atravessa a janela, garantindo experiências e luminosidades diversificadas ao longo do dia.

Corrimão colorido

Corrimão com vidros coloridos em escola chinesa é ideia que você pode copiar em casa
Corrimão com vidros coloridos em escola chinesa é ideia que você pode copiar em casa (@keiichiro_sako/Instagram)

A ideia implantada pelo escritório SAKO Architects na escola Kaleidoscope Kindergarten, na cidade de Tianshui, na China, pode ser replicada na sua casa, se você tiver escadas, ou apartamento duplex: um corrimão com vidros de diferentes cores, trazendo um toque único para seu dia a dia e impressionando as visitas.

Vidros com película colorida

Películas coloridas no vidro dão charme especial à sala da designer Emily Henderson
Películas coloridas no vidro dão charme especial à sala da designer Emily Henderson (Site oficial Emily Henderson/Divulgação)
Continua após a publicidade

Películas coloridas para janelas também são uma solução para quem quer vidros coloridos na decoração, mas não deseja troca-los. A designer Emily Henderson cobriu vidros individualmente com uma variedade de películas para janelas de sua sala e, além de darem cor especial ao espaço, também protegem de olhares curiosos quando só se quer relaxar.

Vitrais no corredor

Vitrais coloridos também são uma alternativa, como este, na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) na novela Renascer
Vitrais coloridos também são uma alternativa, como este, na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) na novela Renascer (@vitraisgama/Instagram)

Apostar em vitrais coloridos nas janelas do corredor, por exemplo, dá um charme à decoração. O telespectador mais atento do remake da novela “Renascer”, exibida na faixa das 9 na Globo entre janeiro e setembro do ano passado, pode ter reparado que vitrais coloridos decoravam a fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.