Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Instalação de ar-condicionado split

Que providências devem ser tomadas para instalar o equipamento? Especialistas respondem

Por Redação
Atualizado em 19 fev 2020, 10h43 - Publicado em 26 jun 2018, 15h46

Primeiramente, conheça o sistema. “Ele é composto de dois equipamentos: a unidade condensadora, que deverá ficar do lado externo, e a evaporadora, dentro do ambiente a ser refrigerado”, explica o engenheiro Marcelo Libeskind. Esses aparelhos são interligados por tubos de passagem de gás e dreno, por isso, antes de instalar deve-se prever o caminho que essa tubulação percorrerá. Ela não pode ficar exposta ao tempo, portanto, o ideal é embuti-la na alvenaria, o que demanda mão de obra e quebra-quebra. “Em áreas externas onde não é possível esconder os tubos, é preciso envelopá- -los com uma camisa de alumínio flexível ou com fitas metalizadas destinadas para este fim.” E Marcelo alerta para o acondicionamento da condensadora: “Não a encoste totalmente em paredes nem a deixe confinada em local sem ventilação. Isso compromete o funcionamento, gastando mais energia elétrica e até mesmo causando a falência do motor”. Outro fator importante a verificar é a rede elétrica. O eletricista Gilson Carlos Pessanha indica que é necessário criar, a partir do quadro de disjuntores, um circuito para o ar-condicionado.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.