10 ideias para dividir a cozinha da área de serviço (com ou sem reforma!)
Arquitetas ensinam formas criativas e elegantes para separar cozinha e área de serviço sem comprometer a funcionalidade
A cozinha e a área de serviço são alguns dos ambientes mais utilizados no dia a dia de uma casa; e quando falamos em apartamentos, quase sempre eles se encontram lado a lado nos projetos. Seja pelos odores dos pratos preparados que podem impregnar nas roupas do varal, pelos ruídos das máquinas ou pela questão estética, dividir esses dois ambientes pode ser uma boa opção, ainda que essa separação seja parcial.
De acordo com a arquiteta Cilene Lupi, em apartamentos compactos, a integração entre os ambientes ajuda a ampliar a sensação de espaço, desde que haja um planejamento cuidadoso para manter organização e estética.
A seguir, confira 10 inspirações para dividir a cozinha da área de serviço com elegância e funcionalidade.
Vidro canelado
Uma das formas mais escolhidas na hora de separar a cozinha da área de serviço é com o uso de divisórias de vidro: “Elas são excelentes para manter a luz natural e criar um visual contemporâneo, além da manutenção ser fácil”, explica Cilene. O vidro canelado, por sua vez, garante uma privacidade parcial sem interferir na iluminação.
Neste projeto, uma porta de vidro canelado de correr foi planejada para dividir os dois cômodos ou integrá-los, de acordo com a necessidade.
Vidro Boreal
O vidro boreal também é uma opção certeira para separar os ambientes, garantindo a passagem da luz natural, mas dificultando a vista direta para o outro lado.
“Eles são perfeitos quando não queremos deixar à vista alguma ‘baguncinha’ que esteja presente na lavanderia”, destaca a arquiteta Mari.
Muxarabi
“Os muxarabis, principalmente com formato quadriculado, são ótimos para garantir a ventilação”, afirma Cilene. Além de ser uma opção charmosa, que pode ser aplicada sem reforma, ele permite organizar os ambientes sem comprometer a circulação ou a entrada de luz natural.
Armário planejado
Armários planejados podem ser uma das soluções mais inteligentes para separar ambientes, especialmente quando falamos de apartamentos pequenos. “O cuidado está em evitar volumes pesados visualmente. Trabalhar com nichos vazados, módulos com dupla função, diferentes profundidades ou acabamentos mais leves ajuda a manter equilíbrio e funcionalidade”, explica a arquiteta Cilene.
Painel ripado de madeira
De acordo com Cilene, os painéis ripados são uma excelente opção para dividir a cozinha da lavanderia porque promovem o efeito de respiro. Neste projeto, um painel de madeira dividiu parcialmente os ambientes, permitindo a livre passagem, mas escondendo o maquinário da área de serviço.
Porta de correr
As portas de correr também são boas opções de divisória entre os espaços: “Eles oferecem flexibilidade, possibilitando unir ou separar os ambientes conforme a ocasião”, explica Cilene.
Em todos os casos, a arquiteta destaca que o sucesso da aplicação depende da coerência com o restante do projeto.
Nessa cozinha pequena, a escolha da arquiteta Mari Milani foi uma porta de correr ripada, restringindo o acesso à área de serviço sem comprometer a ventilação.
Porta “escondida”
Neste projeto, a porta sem maçaneta, repetindo a cor e da textura ripada das paredes, conferiu esse aspecto camuflado, dividindo os ambientes com sutileza e sofisticação.
Cobogó
O cobogó é um item perfeito para ser usado como divisória de ambientes. Além de aproveitar a iluminação natural, confere um efeito charmoso para o espaço.
As cozinhas que vão dominar 2026: 8 projetos para se inspirar
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





