Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Cozinha e lavanderia temperadas com boas ideias

Estes ambientes conectados trazem soluções incríveis de aproveitamento e ainda uma decoração caprichada, que agrada aos olhos e ao bolso. Aqui, a soma de todos os armários da cozinha e da área de serviço, geladeira, coifa e fogão totaliza 10 x R$ 570

Por Texto: Daniella Grinbergas | Fotos: Luis Gomes Atualizado em 19 fev 2020, 14h01 - Publicado em 7 mar 2016, 11h49

Acredite, este projeto vai te surpreender. A começar pelo revestimento branco em relevo da parede: ele é plástico e súper em conta! E o balcão americano roxinho? A cor descolada vem de uma cobertura de adesivo vinílico sem emendas. A peça curinga ainda abriga móveis pra lá de inusitados sob o tampo, como gaveteiros metálicos de escritório. Essas são apenas algumas das ideias criativas que fervilharam na cabeça da arquiteta paulistana Ana Luiza Almeida Prado Sawaia, desafiada por MinhaCasa a bolar estes espaços moderninhos e funcionais. Mas, além das boas sacadas, que fogem do lugar-comum e que ajudam a economizar, nas páginas a seguir você também vai conferir os recursos que deixaram os cômodos na mais perfeita ordem. É muita inspiração!

Bom uso da PLANTA

❚ Formato comum nos novos empreendimentos, a cozinha do tipo corredor casada com lavanderia tem apenas uma parede hidráulica. “Por isso, planejamos toda a área molhada, inclusive com a lavadora de roupas (1), do mesmo lado”, justifica Ana Luiza. 

❚ O balcão americano (2) que apoia a mesa de jantar vai aparafusado na alvenaria da sala, liberando mais área de circulação na cozinha.

Propostas CRIATIVAS para fugir da mesmice

❚ Nada de armários sob medida! Para baratear o projeto, a arquiteta optou por móveis prontos, de aço – peças da mesma linha foram usadas na lavanderia, reafirmando a unidade visual. 

❚ Cheia de personalidade, a parede verde com uma faixa desenhada, criação de Ana Luiza, tem seus segredos: primeiro, a superfície foi pintada com tinta acrílica. Depois, recebeu uma placa de vidro com o adesivo transparente estampado já colado por trás – a intenção é que o vidro proteja o material dos respingos da pia e das chamas do fogão. Isso sem contar que a limpeza é simples e o acabamento fica brilhando! Gostou da estampa? Para ter uma igual, faça o download gratuito em nosso site e solicite a impressão no tamanho que quiser a uma empresa especializada em plotagem. 

❚ A instalação requer furação prévia nas quatro extremidades do vidro, e a fixação se dá com botões franceses cromados, aparafusados na alvenaria. 

❚ Outro destaque da ambientação é o arranjo de latinhas coloridas na parede ao lado, que deixa os utensílios à mão na hora de cozinhar.

Despensa aberta e móveis INUSITADOS

Continua após a publicidade

❚ Mais em conta do que um armário de madeira, e com visual leve, a estante metálica abriga mantimentos, utensílios e eletroportáteis. “Tudo fica arejado e à vista do cozinheiro”, diz Ana Luiza. Mas é importante manter sempre tudo em ordem para evitar a sensação de bagunça na cozinha. 

❚ Embaixo do balcão – feito sob medida e encapado com adesivo vinílico – ficam gaveteiros de escritório e um carrinho de bar. “É bacana dar novos usos aos móveis. Por que seguir sempre um padrão?”, questiona a arquiteta. 

❚ Em alta na decoração, o revestimento em relevo da parede é uma boa pedida. Este é de plástico, lavável e ainda aceita pintura com tinta látex. Além disso, a instalação é simples: o fabricante indica o uso de cola de contato. 

❚ A composição de pratos, presos com preguinhos, arremata a ambientação com muito charme.

Para ANIMAR 

❚ “A base neutra dos cômodos permitiu brincar com tons intensos e alegres, responsáveis pelo ar moderno e alto-astral da decoração”, explica a arquiteta. 

❚ O casamento perfeito se deu com a escolha das cores secundárias: roxo e verde.

Superfícies pensadas em prol da ORGANIZAÇÃO

❚ Na área de serviço, cada parede de 1,50 m de largura é bem aproveitada. De um lado, se encaixam perfeitamente o gabinete com cuba e a máquina de lavar – acima, são presas prateleiras com borda colorida que encontram uma dupla de armários aéreos. Em frente, o destaque é a chapa perfurada em que se fixam trilhos de apoio a prateleiras, e ganchinhos que suportam a tábua de passar, baldes dobráveis, pá de lixo, vassouras e o que for preciso. 

❚ Mesmo recurso usado no balcão americano da cozinha, a bancada do tanque foi encapada com adesivo vinílico liso. “A dica é encomendar o serviço a uma empresa especializada, que o faça sem emendas, garantindo que a água não encontre espaço para penetrar”, orienta Ana Luiza. 

❚ Na parede, também se repetem a cor e o vidro adesivado. Aqui, a boa sacada é a estampa, desenhada à mão pela arquiteta, que decifra os símbolos contidos nas etiquetas de roupas – quem nunca ficou em dúvida sobre o significado desses ícones? Aproveite para baixá-la gratuitamente aqui.  

Continua após a publicidade
Publicidade