Clique e assine com até 75% de desconto

Cinco sugestões de lousa na decoração

Aliando funções prática e decorativa, as lousas e quadro negros andam em alta

Por Minha Casa Digital / Foto: Kit Gaion Atualizado em 19 fev 2020, 12h59 - Publicado em 15 fev 2017, 08h00

Um quadrinho na parede já faz diferença, mas, com criatividade e uma dose de ousadia, o recurso pode ter resultados de cair o queixo, como provam os ambientes a seguir. Aprenda, ainda, a criar um charmoso acessório:

Sobe, desce e pinta o sete 

Foto: Levi Mendes Jr.

Em busca de um espaço para os filhos rabiscarem à vontade, a fotógrafa paulistana Gislene Parziale fugiu do óbvio e pintou a escada com esmalte fosco preto (da Suvinil, tintas mc). a medida ainda ajudou a disfarçar o tom escuro do granito nas pisadas, que a desagradava. as visitas se encantam – e a mãe se derrete – com a arte das crianças. para minimizar o pó, a dica é trocar o giz convencional pelo plastificado (Staples).

Chique e de abrir o apetite 

Foto: Kit Gaion

Em vez das pequenas lousas que costumam anunciar o menu do dia na entrada dos bistrôs parisienses, Fernanda Barros, proprietária do restaurante Le Repas, em São Paulo, optou por transformar uma parede inteira em quadro com a aplicação de esmalte fosco verde. Ela mesma se encarrega de escrever o cardápio e ensina um macete para facilitar o trabalho: “Deixe o giz de molho na água por três minutos antes de usar. No início, parece que não vai dar para escrever, mas logo fica mais fácil – e o resultado sai mais vivo e resistente”.

Lindo na mostra, lindo em casa 

W

Continua após a publicidade

Foto: Marcelo Saraiva

O ar despojado com toque retrô predomina no Chalé do Jogador de Golfe, projeto que os arquitetos Antonio Ferreira Junior e Mario Celso Bernardes, do escritório AMC, criaram para a Casa Cor São Paulo 2014. Daí os painéis de lousa sob medida que decoram a geladeira vintage. Uma forma mais econômica de executar a ideia é colar adesivo vinílico preto (Con-Tact, da Vulcan, Kalunga). “Mas, para que a proposta funcione bem, o ideal é que o eletrodoméstico tenha linhas retas”, observa Tatiana Castioni, do AMC.

Para aposentar o apagador 

Foto: Kit Gaion

Gabriela Semeghini desejava o visual lúdico de lousa no pórtico de seu restaurante Sálvia, na capital paulista. Mas queria que as frases e ilustrações encomendadas à calígrafa Lu Maia tivessem caráter mais duradouro. Assim, em vez de giz, a profissional usou marcador à base de água na cor branca (PC8-K, da Posca, Mundo do Grafite) – resistente a chuva e sol, ele pode ser empregado até em superfícies externas.

Corta de um lado e decora do outro

Você vai precisar de:

❚ Tábua de corte de madeira

❚ Esmalte sintético fosco 

❚ Fita crepe

❚ Rolinho de pintura 

❚ Régua 

❚ Lápis

Continua após a publicidade
Publicidade