Backsplash da cozinha: como deixar a área charmosa e com personalidade
O ‘frontão da pia’ é uma área ideal para acrescentar personalidade ao cômodo sem grandes exageros; veja dicas e inspirações
O backsplash da cozinha, conhecido como ‘frontão da pia’, é um dos principais pontos de destaque do cômodo.
Trata-se da faixa de revestimento aplicada na parede entre a bancada e os armários superiores, que tem como função proteger o espaço de possíveis sujeiras, como respingos de comida, água e gordura.
Para além da funcionalidade, é uma oportunidade perfeita para definir a estética do ambiente, reforçando o estilo e personalidade dos moradores.
Conversamos com especialistas para entender como deixar a área charmosa, com personalidade e, ao mesmo tempo, funcional:
Melhores revestimentos para backsplash da cozinha
Por se tratar de um ponto propenso a manchas, umidade e calor, a principal prioridade é se atentar ao tipo de revestimento, que deverá ser um material resistente, fácil de limpar e com boa durabilidade para evitar reformas custosas e desnecessárias.
“Prefira revestimentos de baixa porosidade, como pedras seladas, e aço inox. Evite materiais porosos, com muitos rejuntes ou sem proteção, como cimento cru, tijolo, madeira natural e papéis de parede, que acumulam gordura e mancham”, coloca o arquiteto Consuelo Jorge.
O porcelanato, por exemplo, é um dos revestimentos mais usados na área, por se tratar de uma opção resistente e acessível, além de ser encontrado em uma grande variedade de tonalidades e estampas.
Além de se adaptar bem a tipos diversos de cozinha, tem a vantagem de apresentar uma higienização simples de fazer no dia a dia por ter pouco uso de rejunte.
Já para quem prefere um estilo minimalista, pedras naturais, como mármores e granitos, são uma boa pedida. Vale pontuar, porém, que estes revestimentos exigem cuidados extras para garantir sua durabilidade, como impermeabilizações.
Outra opção charmosa e ideal para quem gosta da estética retrô são os ladrilhos hidráulicos e pastilhas, que são encontrados em tonalidades diversas e permitem a criação de composições cheias de personalidade: formas geométricas e desenhos.
Contudo, por terem uma grande quantidade de rejuntes, estes podem exigir uma atenção maior quando se diz respeito ao processo de limpeza.
Ainda, revestimentos cerâmicos esmaltados e pedras naturais, como quartzo, granito, quartzito, são uma boa pedida para a área.
A escolha final, portanto, dependerá do estilo escolhido para a sua cozinha e, também, da capacidade de manutenção que você está disposto a investir, como no caso de pedras naturais.
Erros comuns no backsplash da cozinha
É essencial se atentar aos possíveis erros ao decorar e revestir o backsplash da cozinha. Não deixe o processo de instalação para qualquer um!
Quando mal instalado, este pode levar não somente a erros estéticos, como falta de alinhamento ou peças soltas, mas também a problemas associados à umidade.
Caso opte por materiais porosos, como ladrilhos e pedras naturais, não deixe de lado o processo de impermeabilização para evitar danos à peça.
Como harmonizar o backsplash com a cozinha
Mas, para além de simplesmente escolher um revestimento, a melhor maneira de transformar o backsplash em um espaço charmoso e bem planejado é harmonizando com o restante da cozinha.
Afinal, de nada adianta escolher um revestimento de qualidade se ele não conversa com o cômodo.
“Pense no espaço como um lugar de identidade, mas sem esquecer que é cozinha. Para começar, escolha um protagonista por vez. Ou o frontão tem uma estampa ou pedra impactante, ou os armários têm uma cor forte. Os dois competindo podem cansar”, pontua a arquiteta Beatriz Quinelato.
Em ambientes minimalistas, o uso do mesmo revestimento para o backsplash e a bancada é uma pedida elegante que permite dar continuidade às linhas naturais do cômodo e manter a sofisticação.
Ainda, opções que aplicam o menor uso de rejunte criam um efeito mais delicado e prático, facilitando o processo de limpeza. Opte por revestimentos em placas ou paginações maiores.
Na cozinha desenhada pelo Studio LA, do arquiteto Luciano Aguiar, o espaço de cozinha e a bancada central são revestidos por granito vitória régia, assim como o frontão da pia, dando um efeito de continuidade.
Para criar uma sensação natural, o verde é harmonizado com armários amadeirados. Neste projeto, o revestimento não é o único destaque, que é complementado por prateleiras finas que servem como espaço de armazenamento.
“Em cozinhas pequenas, este pode ser aproveitado com barras metálicas e ganchos para utensílios, trilhos magnéticos para facas, prateleiras rasas para especiarias, nichos embutidos no próprio revestimento ou painéis perfurados em áreas secas”, complementa Consuelo.
Outra possibilidade é a de diferenciar completamente os revestimentos usados na cozinha daquele escolhido para o backsplash.
Para ambientes claros, considere usar opções que sigam a mesma paleta de cores, apesar de não ser necessário optar pela mesma tonalidade.
Uma maneira simples de inovar, porém, é por meio da textura, que podem trazer um relevo leve ou, também, um acabamento brilhante ou fosco.
Já para quem prefere opções coloridas e com personalidade, a chave é: contraposição. Defina a paleta de cores a ser usada nos armários e bancadas e aposte em uma tonalidade oposta para o backsplash, chamando atenção para a área de forma leve, mas permitindo o uso de cores vibrantes.
Um exemplo charmoso é o do Estúdio Guto Vicentainer, do arquiteto Guto Vicentainer, os armários azul-marinho conferem profundidade ao ambiente, enquanto o verde utilizado no backsplash incorpora um ponto de iluminação.
Outra possibilidade interessante é a de trazer destaque para o espaço por meio das cores, seja com azulejos, seja com ladrilhos hidráulicos.
Para manter o espaço bem equilibrado e sem exageros, opte por deixar o restante da cozinha em tonalidades mais claras, como no projeto do arquiteto Paulo Spessatto. Já em cozinhas com proposta minimalista, não deixe de ousar nas cores.
Opções com desenhos gráficos e geométricos também são interessantes para agregar personalidade e profundidade ao cômodo.
As cozinhas que vão dominar 2026: 8 projetos para se inspirar
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





