Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês

Aprenda a fazer um móbile de balões de papel

Lúdico e colorido, o enfeite é de fácil execução. Confira o passo a passo

Por Texto: Cristiane Teixeira | Reportagem visual: Juliana Corvacho | Fotos: Luis Gomes - Atualizado em 19 fev 2020, 11h32 - Publicado em 28 dez 2017, 16h28

“Sempre adorei artesanato e quando descobri que meus netos estavam chegando, fiz questão de participar da decoração do quartinho. O móbile de papel colorido tem um efeito lindo, chama a atenção dos bebês e é bem fácil de fazer!,”se orgulha Lídia Grinbergas (na foto com os dois pimpolhos).

Luis Gomes/Minha Casa

Você vai precisar de:

Luis Gomes/Minha Casa

º papel Color Set (cores sortidas conforme sua preferência)
º bastidor
º cola de silicone
º fio de náilon
º fita métrica
º bordado inglês
º tesouras (reta e curva)
º pinça
º lápis

Luis Gomes/Minha Casa

1. Em uma folha, desenhe um balão (do tamanho que quiser), uma nuvem (um pouco menor) e uma gota (ainda menor). Recorte-os e deixe-os separados – eles servirão de molde.

Luis Gomes/Minha Casa

2. Comece pelo balão – use o molde para traçar o contorno em um dos papéis coloridos e, então, recorte-o. Dica: alternar as tesouras reta e curva facilita a tarefa.

Luis Gomes

3. Repita o passo 2 em papéis de outras cores – vamos usar quatro balõezinhos de diferentes tons. Em seguida, dobre cada um deles no meio, tomando o cuidado de reforçar o vinco.

Continua após a publicidade
Luis Gomes/Minha Casa

4. Junte os quatro balões, alinhando-os pela dobra, e segure-os pela outra ponta. Use a pinça para mantê-los unidos com firmeza e aplique a cola de silicone em toda a extensão da dobra.

Luis Gomes/Minha Casa

5. Ainda usando a pinça para segurar os balões, posicione o fio de náilon sobre a cola. Se possível, mantenha-o esticado enquanto seca. Peça ajuda nessa etapa, se necessário.

Luis Gomes/Minha Casa

6. Passado o tempo de secagem da cola (siga as orientações do fabricante), abra cuidadosamente as abas de cada balãozinho até que o conjunto fique como mostra a foto ao lado.

Luis Gomes/Minha Casa

7. Use o molde da gota para traçar e recortar duas peças da mesma cor. Aplique cola em uma e cole-a na outra, com o fio de náilon passando entre elas. Faça o mesmo com a nuvem.

Luis Gomes/Minha Casa

8. Pingue cola no bastidor, fixe a ponta do bordado inglês e faça a fita dar uma volta no aro; repita até ter revestido a peça toda. Outra opção é cobrir apenas a lateral externa do bastidor.

Luis Gomes/Minha Casa

9. Prenda os fios decorados no bastidor. Para pendurar o móbile, coloque quatro pedaços de fio em pontos equidistantes no aro, e amarre-os no fio maior que será fixado no teto.

Continua após a publicidade
Publicidade