Aprenda a fazer luminárias de origami
Para o quarto da pequena Esther, a mamãe arquiteta, Juliana Shwartzbaum, pôs a mão na massa e fez os delicados pendentes. Confira o passo a passo
“Sou apaixonada por dobraduras e tinha vontade de fazer um pendente de papel. Ao saber que estava grávida, decidi por em prática, já que a proposta original e lúdica tinha tudo a ver com o que sonhava pro quarto da Teté”, explica Juliana.
Clique aqui para ver o quartinho da Esther.
Você vai precisar de:
º folhas de papel Color Plus 120 g, tamanho A2+ (vamos usar três pedaços de 32 x 47 cm cada)
º régua ou esquadro
º lapiseira
º furador de um furo
º dobradeira
º barbante
º fita adesiva
Passo a passo:
1. Trace retas verticais de modo a dividir o lado maior do papel em 10. Marque o ponto médio das retas e das extremidades da folha.
2. Risque diagonais paralelas passando pelo meio das verticais (veja foto anterior). Depois, trace diagonais no sentido oposto.
3. Faça dobras nas retas verticais – sempre para o mesmo lado, não em sanfona. Use a dobradeira para reforçar os vincos.
4. Dobre as diagonais, também para o mesmo lado. Dica: posicione a régua junto ao traço e passe a dobradeira por trás do papel.
5. Ao final dessa etapa, todos os traços estarão vincados – isso ajudará a dobrar os pedaços de papel para que formem as partes da cúpula.
6. Deixe o papel com o lado menor para cima e a face riscada para você. Por trás da folha, empurre o triângulo da ponta esquerda.
7. Use os vincos para fazer A encostar em B (veja foto anterior). Com o dedo, reforce o vinco (faça o movimento indicado acima).
8. Repita 6 e 7 na outra ponta. Por trás do papel, empurre o losango central. Use os dedos como pinça para apertá–lo e puxá-lo pela frente.
9. Ao puxar, as pontas do papel descerão. Aproveite o movimento para empurrar os triângulos laterais para dentro.
10. Empurre os próximos triângulos laterais para dentro. Empurre o losango central (C) para baixo e os laterais (D) para dentro.
11. Repita o passo 10 até o final, sempre usando os vincos para ajudar a empurrar. Você irá obter uma espécie de sanfona como a da foto.
12. Faça dois furos em cada triângulo lateral, junto ao vinco do meio. Repita todos os passos até aqui nos demais pedaços de papel.
13. Junte os três papéis, prendendo-os pelas extremidades com fita adesiva. Atenção: cole por dentro para não deixar a fita aparente.
14. Passe o barbante pelos furos (veja foto). Coloque o soquete na abertura central e puxe o barbante até fechá-la. Finalize com um nó.