Apartamento pequeno: marcenaria planejada faz espaço render
Da marcenaria funcional desenhada sob medida ao mix de revestimentos, o capricho se revela em cada detalhe deste apê de 37m² com ambientes integrados
Assim que as chaves do apê adquirido na planta foram entregues, o casal de proprietários procurou a arquiteta Suellen Volpert – descoberta após muitas pesquisas na internet! – e encomendou uma reforma completa. A ideia era não apenas mobiliar o imóvel, localizado em um bairro nobre de São Paulo, mas criar as condições ideais para receber inquilinos executivos, que buscam comodidade acima de tudo. Nem por isso uma decoração fria e impessoal foi cogitada. Como o plano é que seus filhos ocupem o apartamento no futuro, os donos fizeram questão de um visual moderno e aconchegante, e participaram ativamente das principais decisões do projeto. Segundo Suellen, eles queriam algo que remetesse ao espaço em que vivem: “Daí a opção pelos mosaicos e tijolinhos”.
Paredes cheias de charme
º Os porcelanatos inspirados em ladrilhos hidráulicos são a marca registrada do apê. Da Portobello, as peças de 20 x 20 cm integram as linhas Rio Retrô (cozinha) e Vila Madá (varanda e banheiro) e podem ser encontradas na Portobello Shop Gabriel por R$ 99,90 o m² e R$ 17,90 a peça, nessa ordem.
º Na sala, a superfície atrás do sofá ganhou tijolinhos à vista com junta seca: a camada de rejunte é tão fininha que passa despercebida, dando um efeito mais sofisticado ao revestimento.
A parede do jantar foi coberta com o mesmo laminado amadeirado dos armários da cozinha – uma ideia e tanto para personalizar a área!
Móveis e ambientes multiúso
º A engenhosa estante com suporte giratório permite que a TV seja assistida do sofá ou da cama. A parte inferior do móvel é amiga da organização: o lado da sala foi planejado para ser usado como adega; o do quarto, como sapateira.
Veja mais:
Apê de 30m² renovado s sem quebra-quebra
Apê de 66 m²: compacto, charmoso… e vestido para arrasar
Apartamento pequeno de 42 m² é assinado por Marcelo Rosenbaum
º “Os proprietários julgaram que o fato de o prédio possuir apenas lavanderia comunitária seria um empecilho para a locação”, conta Suellen. Por esse motivo, a graciosa varandinha funciona como espaço gourmet, com direito a grelha elétrica, mas também como área de serviço, com tanque e lava e seca.
Área íntima relax
º “Mesmo o apê sendo integrado, pensamos no quarto como um local à parte: um refúgio de descanso sem nenhum tipo de poluição visual”, diz a arquiteta.
º A circulação entre a cama e o guarda-roupa era de apenas60 cm, razão pela qual foi vital eleger um armário com portas de correr. A opção pelo revestimento espelhado veio para ampliar visualmente a área.
º No banheiro branco, a graça vem do mosaico de azulejos. “A fim de preservar um clima leve, cobrimos só o trecho inferior das paredes”, ressalta.
* Preço pesquisado em fevereiro/2017