10 plantas que sobrevivem na sombra e deixam a casa mais aconchegante
Conheça plantas que precisam de pouca água e sombra, perfeitas para cultivar em apartamentos e ambientes fechados

Já deixou de levar para casa aquela plantinha dos sonhos por falta de luz direta ou medo de esquecer de regá-la? A boa notícia é que existem espécies que não só sobrevivem, como se desenvolvem muito bem em ambientes com sombra e pouca manutenção.
Para ajudar você a escolher a verdinha perfeita para decorar e dar vida ao seu lar, a arquiteta e amante de plantas Marília Caetano selecionou dez opções fáceis de cuidar e ideais para ter dentro de casa.
“Acredito que nenhum lar fique verdadeiramente aconchegante sem algumas espécies vivas”, afirma.
1. Figueira de Borracha

A Ficus elastica ou Figueira de Borracha é uma espécie muito usada em interiores. “Com porte escultural, folhas grandes, brilhantes e com textura de couro, essa é uma opção perfeita para trazer um toque elegante e tropical ao ambiente”, explica a arquiteta.
Para a manutenção, basta colocá-la num lugar ventilado, limpar as folhas a cada 15 dias e molhá-la quando a terra estiver seca na parte de cima. De vez em quando, borrife água nas folhas. Essa planta não tolera luz direta, portanto, é ideal para apartamentos e ambientes internos.
2. Dracena Bambu ou Bambu da Sorte

A Dracena-Bambu (Dracaena surculosa), também chamada de Bambu da Sorte, é uma planta de folhagem elegante, com folhas verdes salpicadas de amarelo ou branco, lembrando o bambu pela forma e leveza.
Segundo Marília, ela é perfeita para ambientes internos, adaptando-se muito bem à sombra e exigindo pouca água — basta regar quando a camada superficial da terra estiver seca.
3. Rhipsalis ou Cacto-macarrão

A Rhipsalis, também conhecida como cacto-macarrão ou ripsális, é um cacto epífito tropical (sim, um cacto que adora umidade!) muito usado em vasos pendentes e arranjos elegantes.
“Essa planta tem um visual leve, escultural e contemporâneo, trazendo uma elegância para os ambientes”, diz. Meio copo de água uma vez por semana é suficiente para mantê-la saudável. Essa espécie também não sobrevive em exposição direta ao sol.
4. Hera-inglesa

Outra ótima opção para cultivar dentro de casa é a hera-inglesa, uma planta de efeito cascata que fica linda em prateleiras. Ela exige um pouco mais de cuidado, já que o solo deve permanecer sempre úmido. Também é importante posicioná-la em um local com boa ventilação e claridade indireta.
5. Zamioculca

Para um jardineiro iniciante, a zamioculca é a opção perfeita para começar. Marília explica que a planta só precisa ser molhada quando estiver totalmente seca, além de ser avessa à claridade.
6. Pleomele Verde ou Dracena reflexa

A Pleomele é uma espécie amplamente usada em design de interiores. “Ela não gosta de sol direto, precisa apenas de claridade ambiente e ventilação”, explica Marília.
Para manutenção, é preciso regá-la somente quando a terra estiver seca. A Pleonele Verde tem coloração clara e folhas curtas. Também é possível encontrar a Pleomele anita, com folhas longas e esverdeadas, e a Pleomele malaia, com folhas rajadas em tons de amarelo e verde.
7. Areca Bambu ou Palmeira de Jardim

A Areca-bambu, também conhecida como Palmeira de Jardim, é uma planta de grande porte e fácil manutenção. “Além de trazer elegância ao ambiente, só precisa regar uma vez por semana, quando a terra na superfície estiver seca. Apenas tome cuidado para não encharcar”, explica a arquiteta.
8. Jiboia

Outra excelente opção para ter em casa é a jiboia, uma trepadeira tropical famosa por suas folhas em formato de coração. “É uma planta versátil, que se adapta bem tanto a ambientes com pouca luz quanto à claridade — onde, inclusive, cresce mais rápido”, explica.
As jiboias podem ser cultivadas em vasos ou suportes (como o da foto) e precisam apenas de boa ventilação e regas moderadas.
9. Clorofito

Mais uma planta fácil de cuidar e perfeita para decorar a casa é o clorofito. Suas folhas longas e arqueadas se espalham para fora do vaso, criando um efeito ainda mais bonito quando cultivado em vasos suspensos — característica que lhe rendeu o apelido de planta-aranha.
Segundo Marília, o clorofito deve ser mantido com a terra sempre úmida, mas sem encharcar, em um ambiente bem ventilado e com claridade indireta, como próximo a janelas.
10. Cissus ou cipó-uva

Com folhas de textura aveludada e um verde-escuro marcante, a cissus — da família das trepadeiras — fica charmosa tanto em estantes quanto em vasos pendentes. De baixa manutenção, precisa apenas de regas moderadas, no máximo uma vez por semana, e não tolera sol direto, o que a torna perfeita para ambientes internos.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.