Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Semana Criativa de Tiradentes destaca artesãos veteranos em sua 8ª edição

Evento, um dos mais relevantes no setor de design, artesanato e cultura brasileira, acontece de 17 e 20 de outubro de 2024 em Tiradentes (MG)

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 out 2024, 10h00
Semana Criativa de Tiradentes
Esta edição foca exclusivamente em artesãos veteranos, como Rosana Nascimento, quituteira que posa ao lado do filho (João Bertholini/Divulgação)
Continua após publicidade

“Lançar o Brasil para o Brasil”, como define a idealizadora Simone Quintas, sempre foi a máxima da Semana Criativa de Tiradentes, e esse intuito se intensifica ainda mais neste ano.

A 8ª edição do evento, um dos mais relevantes no setor de design, artesanato e cultura brasileira, acontece de 17 e 20 de outubro de 2024 em Tiradentes, período em que a cidade se transforma em um hub de criatividade.

Tiradentes, Minas Gerais
A 8ª edição da Semana Criativa de Tiradentes acontece de 17 e 20 de outubro de 2024, em Minas Gerais (Douglas Mendes/Divulgação)

Desta vez, além de Minas Gerais, sede da mostra, a ideia é destacar a diversidade cultural brasileira dos estados do Mato Grosso do Sul e Pará. “Aqui se tornou o ponto de encontro de pessoas vindas do Brasil inteiro para divulgar tudo o que criativos de Norte a Sul são capazes de fazer”, resume Simone. 

Continua após a publicidade

Outra novidade é que esta edição foca exclusivamente em artesãos veteranos, como a tecelã resende-costense Silvânia Mendonça, que aparece na foto em meio às plantas; a tecelã Eliana Maia, sentada ao lado da filha, Gabriela, e que faz trabalhos em teares de grade; e Rosana Nascimento, quituteira que posa ao lado do filho, Eliezer, e vive na comunidade rural Caixa d’Água da Esperança. Os retratos que essas artesãs mineiras seguram refletem seus títulos de veteranas no evento, já que são fruto de edições anteriores – todos clicados pelo fotógrafo João Bertholini.

Semana Criativa de Tiradentes
A tecelã resende-costense Silvânia Mendonça (João Bertholini/Divulgação)

“Pensei em fazer essa menção nas próprias fotos, como ideia de continuidade e de construção de uma história. Tem também o fator que é um tanto pessoal, mas não somente: depois de todas as edições do evento, os quadros expostos ficam com os próprios fotografados, e notei que a maioria acabava nas paredes, seja dos espaços de trabalho ou das casas. Sinal de que fazem sentido para além dos dias de exposição”, reflete o profissional.

Continua após a publicidade
Semana Criativa de Tiradentes
A tecelã Eliana Maia, sentada ao lado da filha, Gabriela, e que faz trabalhos em teares de grade (João Bertholini/Divulgação)

Segundo a criadora do evento, a Semana sempre priorizou dar visibilidade aos artistas das edições passadas, mas neste ano eles ganham ainda mais espaço: “Nos questionamos se não seria melhor ir mais devagar e incluir menos novos artesãos e fortalecer ainda mais quem já estava no projeto. Dar não só uma mentoria — os artistas veteranos normalmente já estão mais seguros e certos do caminho que querem trilhar —, mas mantê-los no holofote por mais tempo”.

Semana Criativa de Tiradentes
Rosana Nascimento, quituteira que posa ao lado do filho, Eliezer (João Bertholini/Divulgação)

Dessa forma, o projeto acredita que, independentemente da Semana, esses artesãos podem continuar sendo notados como fortes aliados para quem deseja desenvolver produtos com DNA brasileiro. “E o mais importante: que seus trabalhos sejam valorizados em todos os sentidos”, finaliza Simone.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Continua após a publicidade

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Continua após a publicidade

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.