PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Profissionais da música criam 1º prêmio exclusivo às mulheres do segmento

A 3ª edição do WME Awards by Music2 acontece nesta terça-feira (3), em SP, e será transmitido pela TNT

Por Ana Carolina Pinheiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2020, 11h14 - Publicado em 1 dez 2019, 15h59
 (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

A música pode ser considerada uma das expressões mais democráticas, quando pensamos em consumo. Porém, ao analisar o universo musical, observando os profissionais responsáveis por mover essa engrenagem, a realidade não é tão horizontal assim.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

Ao sentir essa diferença na pele e de perto, a jornalista Claudia Assef, a produtora cultural Monique Dardenne e manager Fátima Pissarra deram vida ao prêmio WME Awards by Music2, uma iniciativa que visa valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres no mundo da música.

“Com quantas mulheres você já teve oportunidade de trabalhar? ”. Essa foi a pergunta que Monique escutou da Clau em uma palestra, em 2015. O estalo veio no mesmo momento e a produtora começou a pensar em quantas oportunidade poderia ter colocado mais artistas mulheres em cima do palco.

“Quando eu me juntei com a Mô, há 5 anos atrás, para elaborar a plataforma, as estratégias e os pilares, vi nela uma mulher que passou muito perrengue na carreira”, comenta a jornalista. E foi desse encontro que nasceu Women’s Music Event (WME), plataforma de música, tecnologia e negócio a partir da perspectiva das profissionais mulheres.

Continua após a publicidade

“Essas mulheres existem, mas não têm visibilidade. Por isso, criamos um banco de profissionais com mais 1000 mulheres de 30 áreas”, comenta Monique sobre uma das frentes da plataforma.

Claudia complementa: “a gente se juntou e pensou ‘vamos acabar com essa palhaçada e fazer alguma coisa que acelere o aumento do protagonismo feminino na indústria da música, que, assim como as outras, é tão infestada pelo machismo e misoginia”.

A partir dessa plataforma que as sócias começaram a sonhar com a criação do prêmio. Com uma vasta experiência e carreira consolidada na área de música e eventos, Fátima – diretora geral de operações e sócia na Music2 e da Mynd – incentivou e deu estrutura para as parceiras tirarem a ideia do papel o quanto antes.

Continua após a publicidade

“Foi um encontro muito legal, porque eu vinha de um mercado mainstreaming. E elas vinham de um cenário mais indie. Então, na nossa discussão, além de dar oportunidade à mulher, percebemos uma oportunidade dessa quebra de paradigmas. Existe uma ampliação e transformação de nós mesmas e uma vontade de trazer a mulher como uma gigante por conta de seu trabalho”, explicou a diretora.

Caminhando para a terceira edição, que acontece nesta terça-feira (3), em São Paulo, o prêmio fura a bolha Rio – São Paulo e coloca em destaque artistas do Brasil inteiro. A explicação para uma lista tão plural está no time de embaixadoras, que é composto por mais de 150 profissionais. A partir das escolhas delas, o público pôde votar em sua candidata favorita nas categorias destinadas ao voto popular. Já outras são exclusivas para o voto técnico.

“Conversamos durante o ano todo. E elas que mandam as indicações. E de lá que extraímos as 5 finalistas de cada categoria. Por isso que mistura tanto a música popular como uma mais alternativa. O background é muito múltiplo”, explica Clau.

Continua após a publicidade

Além disso, Gal Costa será a artista homenageada da noite, categoria que já virou tradição da premiação. E para reconhecer o legado deixado por seu trabalho, Beth Carvalho, que faleceu em abril deste ano, também será homenageada.

Quer acompanhar essa celebração do primeiro prêmio totalmente dedicado às mulheres do universo musical? Então, é só ficar conectado no canal fechado TNT para conferir a premiação, que contará com apresentação da cantora Preta Gil e diversos shows.

Leia mais: Inspire-se na beleza das mulheres que estiveram no Festival Afropunk

Continua após a publicidade

+ A atriz Eva Longoria pede diversidade étnica no cinema

PODCAST – Como consumir menos, de forma consciente e inteligente

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.