Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Entenda o que é o Dia de Ação de Graças e conheça a sua origem

Muito celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, o Thanksgiving Day acontecerá em 23 de novembro.

Por Priscila Doneda Atualizado em 17 jan 2020, 12h29 - Publicado em 20 nov 2017, 07h00

Thanksgiving Day, também conhecido como Dia de Ação de Graças, é um dos principais feriados dos Estados Unidos e também do Canadá. Nessa data, as pessoas param para agradecer por tudo o que conquistaram ao longo do último ano.

Celebrada com a família, a festa costuma ser farta e ter uma linda decoração! Pratos tradicionais, como peru, purê de batata, batata-doce, cookies, tortas de abóbora, maçã e nozes são alguns dos itens indispensáveis no cardápio. Por isso, o festejo também é conhecido como Turkey Day (Dia do Peru, em tradução livre).

View this post on Instagram

Thank you God ❤️🙏❤️ Obrigada Deus #happythanksgiving

A post shared by Gisele Bündchen (@gisele) on

Veja mais: Como preparar o peru com farofa perfeito

Nos Estados Unidos, há registros de que o Dia de Ação de Graças tenha surgido em 1621, em Plymouth, Massachusetts. Ele teria aparecido para comemorar o fim do inverno rigoroso e a colheita abundante. Em 1863, Abraham Lincoln, o então presidente, incluiu de vez o Thanksgiving Day no calendário nacional. Assim, ele sempre é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro no país. Nesse ano, ele acontecerá no dia 23 de novembro.

Continua após a publicidade

Já no Canadá, ele teria surgido em 1578, como forma de agradecimento pelo inglês Martin Frobisher ter chegado em terra firme ao buscar uma passagem para o Oriente. Lá, ele rola na segunda segunda-feira de outubro.

View this post on Instagram

Getting things ready for #Thanksgiving… So much to be grateful for!!! #alwaysbethankful

A post shared by Jennifer Lopez (@jlo) on

Veja mais: Como os famosos celebram o Dia de Ação de Graças

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído pela lei número 781, de 17 de agosto de 1949. Porém, mesmo sendo oficial, a comemoração é bem incomum por aqui. 

O fim do Thanksgiving marca o início das festividades de Natal. Por isso, no dia seguinte a ele, os Estados Unidos estipularam a Black Friday, ocasião comercial que tem se tornado cada vez mais popular pelo mundo.

Continua após a publicidade
Publicidade