PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Janeth Arcain é homenageada com ilustração de Milena, da ‘Turma da Mônica’

A jogadora defendeu a seleção brasileira por 21 anos e é a terceira maior pontuadora do grupo.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 18 abr 2024, 12h41 - Publicado em 11 abr 2019, 15h18
 (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Nesta quinta-feira (11), a grande jogadora de basquete Janeth Arcain está completando 50 anos. A data especial foi lembrada com a divulgação de um projeto do “Donas da Rua”, da Turma da Mônica, em homenagem à esportista.

A nova personagem negra do bairro do Limoeiro, Milena, que foi apresentada nas páginas dos gibis em janeiro de 2019, se tornou uma jogadora de basquete para fazer jus à história de Janeth.

“Donas do Bairro”, da Turma da Mônica, homenageia Janeth Arcain
(Turma da Mônica/Divulgação)

A atleta foi a primeira jogadora brasileira a ter reconhecimento em solo americano com a Women’s NBA, a maior liga feminina do basquete mundial. Ela foi integrante do grupo durante oito anos e conquistou quatro títulos consecutivos nesse período. 

O destaque da ginasta também é merecido por ela ter feito história na seleção brasileira: foram 21 anos defendendo o país nas quadras. Esse percurso fez com que ela se tornasse a terceira maior pontuadora da seleção, com 2.247 pontos em 138 disputas oficiais.

Continua após a publicidade

No mês de março deste ano, Janeth foi indicada ao “Hall da Fama de 2019″ da Federação Internacional de Basquete, que reune os nomes da modalidade que fizeram grandes feitos nas quadras.”Toda minha vida eu fiz tudo o que pude para representar a mim mesma, minha família e meu país da melhor maneira possível”, revelou a atleta em uma entrevista ao Globo Esporte

View this post on Instagram

Janeth é introduzida ao HALL DA FAMA FIBA 2019! 😍😁🏀👏✨ A Federação Internacional de Basquete (@fiba) acaba de anunciar Janeth Arcain como membro do HALL DA FAMA em 2019. A cerimônia acontecerá durante a Copa do Mundo de Basquete que será realizada em agosto, na China. O Hall da Fama reúne os maiores nomes do basquete de todos os tempos em reconhecimento aos grandes feitos e contribuição para o desenvolvimento da modalidade em nível mundial. Vale lembrar que em 2015, Janeth entrou para o Hall da Fama do basquete feminino nos EUA. Parabéns @janethbasketball por mais esta conquista! #HalldaFama #HallofFame #FIBA #Basketball #Janeth #JanethArcain @fiba

A post shared by Instituto Janeth Arcain (@institutojaneth) on

Com toda influência no basquete, Janeth também criou o “Instituto Janeth Arcain”, em 2002. O projeto tem como intuito “democratizar o acesso ao esporte de qualidade, preconizando a prática esportiva baseada nos bons valores, de forma a promover o basquetebol como fator de desenvolvimento humano e utilizando-o como ferramenta transformadora da sociedade e exercício da cidadania”, como está escrito no site da instituição.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.