Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Festival Filmelier leva 20 filmes inéditos a mais de 30 cidades do Brasil

Evento acontece de 19 de abril a 10 de maio e terá programação com grandes nomes do cinema mundial

Por Julia Minhoto
Atualizado em 20 abr 2023, 13h47 - Publicado em 20 abr 2023, 10h27
Festival conta com diversos longas produzidos por mulheres.
Festival conta com diversos longas produzidos por mulheres.  (Tima Miroshnichenko/Pexels)
Continua após publicidade

A Sofá Digital está organizando a primeira edição do Festival Filmelier no Cinema, com uma programação de 20 filmes inéditos e diversos, que serão exibidos em mais de 30 cidades brasileiras, entre 19 de abril e 10 de maio. O evento é uma oportunidade para o público brasileiro entrar em contato com novas obras cinematográficas e ampliar repertório.

A programação conta com longas estrelados por nomes relevantes, como Omar Sy, Isabelle Huppert e Ethan Hawke, além dos  diretores Amos Gitaï, Jafar Panahi e Phyllida Lloyd – esta última responsável pela franquia Mamma Mia!.

Continua após a publicidade

A diversidade é um ponto forte da programação, que inclui filmes premiados e aclamados pelo público, abrangendo temas que vão desde as guerras mundiais até dramas pessoais e familiares, passando por romance erótico e biografias. Os filmes selecionados vêm de 18 países diferentes dos cinco continentes, e foram apresentados em festivais internacionais de renome como Sundance, Toronto, Cannes e Veneza.

Continua após a publicidade

Dos títulos presentes, destacamos os filmes dirigidos por mulheres Blue Jean, de Georgia Oakley, vencedor do prêmio do público no Festival de Veneza 2022; Três Mulheres, Uma Esperança, de Saskia Diesing; e O Lugar da Esperança, de Phyllida Lloyd.

Continua após a publicidade

O festival ocupa salas de cinema independentes, mas estará disponível também nas redes Cinemark, Kinoplex, Cinépolis e Espaço Itaú. “Enxergamos o festival como uma plataforma para apresentar filmes independentes em multiplex e cidades fora do circuito tradicional que os receberia, com o objetivo de atrair novas audiências para os cinemas”, diz Fabio Lima, CEO da Sofá Digital. As vendas antecipadas já estão disponíveis no site.

Continua após a publicidade

Confira todos os títulos participantes do Festival Filmelier no Cinema:

Blue Jean (Blue Jean)

Continua após a publicidade
'Blue Jean' de Georgia Oakley é um dos títulos do festival.
‘Blue Jean’ de Georgia Oakley é um dos títulos do festival. (Divulgação/Divulgação)

Premiado no Festival de Veneza, de 2022, o filme se passa em 1988 e tem como foco a personagem Jean (Rosy McEwen), uma professora lésbica de educação física que tem de levar duas vidas, já que o governo atual do Reino Unido está com uma campanha contra a população LGBT. Dirigido por Georgia Oakley.

O Último Soldado (The Chinese Widow)

Estrelado por Emile Hirsch, a produção 'O Último Soldado' se passa na época da Segunda Guerra Mundial.
Estrelado por Emile Hirsch, a produção ‘O Último Soldado’ se passa na época da Segunda Guerra Mundial. (Divulgação/Divulgação)

Com Emile Hirsch (Na Natureza Selvagem), o longa fala sobre o papel do Japão na Segunda Guerra Mundial. A história acompanha Jack, um soldado americano que tem a missão de executar o primeiro bombardeio em Tóquio desde Pearl Harbor. Dirigido por Bille August, de A Casa dos Espíritos.

Três Mulheres – Uma Esperança (Lost Transport)

Três Mulheres uma Esperança
(Divulgação/Divulgação)

Na primavera de 1945, um trem deportando centenas de prisioneiros judeus fica preso perto de uma pequena vila alemã ocupada pelo Exército Vermelho. Surge, então, uma amizade inesperada entre a atiradora russa Vera (Eugénie Anselin), a garota da cidade Winnie (Anna Bachmann) e a mulher judia-holandesa Simone (Hanna van Vliet). Dirigido por Saskia Diesing.

Meu Vizinho Adolf (My Neighbor Adolf)

Meu vizinho Adolf
(Divulgação/Divulgação)

Um solitário e mal-humorado sobrevivente do Holocausto convence-se de que o seu novo vizinho é nada menos que Adolf Hitler. Dirigido por Leon Prudovsky e estrelado por Udo Kier (Bacurau, Hunters).

Além do Tempo (Zee Van Tijd)

Além do Tempo
(Divulgação/Divulgação)

Ambientado nos anos 1980, a história acompanha Lucas e Johanna, um casal apaixonado que, após um terrível acidente durante uma viagem de veleiro pelo Atlântico, acabam separados. Após trinta e cinco anos eles se reencontram. Dirigido por Theu Boermans, o longa é baseado em uma história real e venceu, em 2021, o Prêmio de Melhor Filme no Festival de Milão.

Tesla: O Homem Elétrico (Tesla)

Tesla: O homem elétrico
(Divulgação/Divulgação)

Inspirado na história real do celebrado inventor e cientista Nikola Tesla, o longa mostra o convívio de Tesla com Thomas Edison e a filha de J.P. Morgan, Anne, e seus avanços na transmissão de luz e energia elétrica. Dirigido por Michael Almereyda e protagonizado por Ethan Hawke. Filme vencedor do Prêmio Alfred Sloan, no Festival de Sundance, em 2020.

99 Luas de Paixão (99 Moons)

99 luas de paixão
(Divulgação/Divulgação)

O drama erótico, que faz um retrato das relações modernas, acompanha um casal, Bigna (Valentina Di Pace) e Frank (Dominik Fellmann), que luta contra uma atração obsessiva, tão forte que destrói a imagem de relacionamento sadio que eles imaginaram para si mesmos. Dirigido por Jan Gassmann.

Barraco de Família

Barraco em Família
(Divulgação/Divulgação)

Depois de ficar famosa, uma funkeira (Lellê) rejeita suas raízes da periferia e sua família. Quando é cancelada com o vazamento de um vídeo, ela precisará da ajuda de sua mãe (Cacau Protásio) para recuperar sua vida e carreira. A comédia nacional é dirigida por Mauricio Eça

Infiltrada: Golpe de Vingança (Catch The Fair One)

Infiltrada
(Divulgação/Divulgação)

Kaylee (Kali Reis), uma boxeadora, se infiltra em um esquema de tráfico humano em busca de sua irmã desaparecida. Quando a missão fica ainda mais pessoal, ela é forçada a lutar contra um poderoso cartel e confrontar seu passado traumático. Premiado no Festival de Tribeca, o thriller é produzido por Mollye Asher, de Nomadland, e dirigido por Josef Kubota Wiadyka. 

Uma Nova Paixão (Dirt Music)

Uma Nova Paixão
(Divulgação/Divulgação)

Presa em um casamento e uma vida vazia, uma mulher casada, Georgie (Kelly Macdonald), se entrega a um intenso romance com o músico Lu (Garrett Hedlund). Dirigido por Gregor Jordan, o drama é baseado em um best-seller australiano e é dos mesmos produtores de Educação e Brooklyn. Trailer com legendas aqui.

O Lugar da Esperança (Herself)

O lugar da Esperança
(Divulgação/Divulgação)

Nesta poderosa história de esperança, uma jovem mãe escapa do marido abusivo para enfrentar um complicado sistema de acolhimento. Quando decide construir sua própria casa, ela começa a descobrir sua própria força. Dirigido por Phyllida Lloyd, de Mamma Mia!, o drama é protagonizado por Clare Dunne (premiada no Festival de Berlim de 2022 na categoria “Atriz Promissora” — “EFP Shooting Star”). 

Uma Noite em Haifa (Laila in Haifa)

Uma Noite em Haifa
(Divulgação/Divulgação)

O premiado diretor israelense Amos Gitaï nos leva em uma noite pelas ruas agitadas de Haifa, onde testemunhamos as histórias entrelaçadas de cinco mulheres desafiando rótulos em seus relacionamentos e identidades pessoais. O filme participou da seleção oficial do Festival de Veneza, em 2020. 

O Falsificador (Der Passfälscher)

O falsificador
(Divulgação/Divulgação)

Ambientada em Berlim, nos anos 1940, a trama acompanha Cioma Schönhaus (Louis Hofmann, de Dark), um jovem judeu que começa a falsificar identidades durante a guerra para salvar a vida dele e a de outros. Dirigido por Maggie Peren.

Os Filhos dos Outros (Les enfants des autres)

Os Filhos dos Outros
(Divulgação/Divulgação)

Quando a professora Rachel (Virginie Efira, de Benedetta – vencedora do prêmio de Melhor Atriz pelo filme no Lumiere Awards de 2023) conhece o seu namorado, ela não imagina que entrará também em sua vida a pequena Leila, filha dele. As duas criam um profundo laço e a relação delas desperta em Rachel um já esquecido desejo pela maternidade. Dirigido por Rebecca Zlotowski. 

Herói de Sangue (Tirailleurs)

Herói de Sangue
(Divulgação/Divulgação)

Um pai senegalês fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial. A produção é estrelada por Omar Sy, de Intocáveis e Lupin, e dirigida por Mathieu Vadepied. O filme foi exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes em 2022. 

A Noite do Dia 12 (La nuit du 12)

Vencedor de seis prêmios César em 2023, incluindo “Melhor Filme”, a comédia dramática acompanha Yohan (Bastien Bouillon), uma investigadora que se vê obcecada por um estranho caso de assassinato. Dirigido por Dominik Moll. 

Querida Zoe (Dear Zoe)

Querida Zoe
(Divulgação/Divulgação)

Quando Tess (Sadie Pink, de Stranger Things e A Baleia) sofre uma terrível perda em sua família, ela se aproxima de seu pai biológico e encontra nele um inesperado apoio. O drama “coming of age” é dirigido por Gren Wells.

Rodeo (Rodeo)

Rodeo
(Divulgação/Divulgação)

Vencedor do prêmio Coup de Coeur no Un Certain Regard do Festival de Cannes 2022, o longa acompanha Julia (Julie Ledru), uma mulher independente que é apaixonada por motos. Para provar o seu valor em um universo liderado por homens, ela terá de enfrentar uma série de desafios arriscados a mando de um grupo clandestino. Dirigido por Lola Quivoron.

A Sindicalista (La syndicaliste) 

A sindicalista
(Divulgação/Divulgação)

Exibido na Seleção Oficial do Festival de Cannes, em 2022, o filme acompanha a história real de Maureen Kearney (Isabelle Huppert), uma representante sindical que denunciou acordos secretos e abalou a indústria nuclear francesa. Quando ela é violentamente agredida em casa, a investigação a transforma de vítima em suspeita. Dirigido por Jean-Paul Salomé. 

Sem Ursos (Khers nist) 

Sem Ursos
(Divulgação/Divulgação)

Vencedor do Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza, em 2022, o filme é dirigido e estrelado por Jafar Panahi, que interpreta uma versão fictícia de si mesmo, Na história, ele é transferido para uma cidade rural para dirigir um novo filme. Enquanto luta para concluir a produção, Panahi se vê envolvido em um escândalo local. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.