Clique e assine com até 75% de desconto

Economize para poder viajar

Em tempos de crise, é preciso repensar suas contas para poder viajar. Vamos planejar juntas?

Por Thalita Milan (colunista) Atualizado em 21 jan 2020, 18h19 - Publicado em 2 out 2015, 06h00

Você sabe qual o destino da sua viagem, já escolheu o itinerário e definiu o que quer visitar. Mas ainda falta o principal: dinheiro. Tanto faz se você quer fazer uma viagem curta ou um mochilão, você sempre terá que fazer um planejamento financeiro antes de arrumar as malas. Quer algumas dicas para te ajudar com isso?

1 + 2 + 3…

Em primeiro lugar, coloque as contas da viagem no papel. Quanto vai custar a passagem? E a acomodação? Quanto você planeja gastar com comida e entretenimento? Se você não faz ideia de como são os preços em uma determinada cidade, comece olhando no site Quantocustaviajar, que faz uma estimativa dos preços para refeições, hotéis, etc. Depois que já tiver uma noção de quanto dinheiro irá precisar, chegou a hora de definir como você vai guardar grana para a viagem.

+ Como viajar sem pagar hotel

Reprodução
Reprodução

Quanto você gasta por mês?

Agora, coloque as suas contas no papel. Quanto você gasta por mês com mercado, academia, transporte e despesas básicas, como a internet e o seu aluguel? Beleza. Agora separe o que for essencial de lado e foque naquilo que pode ser adaptado. Se você não for pra balada no fim de semana, por exemplo, quanto terá guardado daqui a um mês? Estipule uma média de quanto consegue cortar e assim você terá uma ideia de quanto dinheiro extra terá. Levando em conta a data da sua viagem, será que a grana será suficiente? Se você já cortou todos os gastos supérfluos e ainda assim viu que vai faltar, considere:

– Cortar a academia e passar a fazer exercícios em casa ou ao ar livre. Resolvi fazer esse teste no ano passado e não me arrependi. Basta você adaptar o esporte que costuma fazer, pelo menos durante esse período de corte de gastos. Se não abre mão da musculação, saiba que comprar alguns halteres para guardar em casa fica muito mais em conta do que a mensalidade da academia. Se é praticante de Yoga, que tal fazer o download de um app, como o Yogaaia, e fazer as aulas virtuais orientadas pelos profissionais do programa? E se ainda assim você não estiver convencida, descubra onde praticar esportes de graça. 

+ Veja 5 aplicativos de exercícios para fazer em casa

Reprodução
Reprodução

Continua após a publicidade

– Gastar menos com roupas. Se você não abre mão de investir no seu estilo, que tal começar a adquirir produtos em brechós? Ou comprar roupas pela internet pesquisando bem os preços e promoções. 

– Repensar sobre o plano da TV a cabo, escolhendo um mais barato ou até cortando esse gasto por um período. Uma conta de Netflix ou outro serviço de streaming pode sair mais em conta do que o plano que você tinha na TV a cabo. 

– Não quer deixar o carro em casa? Então tente usá-lo mais esporadicamente para gastar menos com a gasolina. 

– Que tal trocar as baladas por festas em casa com cada um trazendo sua bebida ou ajudando nos snacks? Você continua encontrando os amigos, mas sem pagar entrada, táxi, bebida…

– Acostumada a fazer a unha toda a semana? Com certeza, com um pouco de prática, você aprende a fazer a mão sozinha, em casa. Veja aqui outras dicas legais para diminuir despesas.

Como você pode ver, quase todos os nossos gastos podem ser diminuídos. O grande segredo é aprender a dizer “não” para as tentações e fazer alguns sacrifícios, pelo menos até que você possa investir na sua viagem. 

Continua após a publicidade
Publicidade