CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Como viajar sem pagar hotel

Um dos gastos que mais pesa no bolso (olá, dólar e euro!), é possível ficar numa acomodação legal sem desembolsar nada - porém, em alguns casos, trabalhando. Topa?

Por Thalita Milan (colunista) Atualizado em 21 jan 2020, 19h00 - Publicado em 11 set 2015, 09h47

Você já leu todas as resenhas do TripAdvisor, já pediu indicação para amigos, já pesquisou por horas no Booking.com e mesmo assim não teve jeito: nenhum dos hotéis disponíveis cabe no seu orçamento. Não há quem não tenha passado por isso. Além da passagem aérea, a acomodação é um dos itens mais caros de uma viagem. Se você pretende viajar on a budget e faz questão de não gastar muita grana com hotel, dê uma olhada nos sites abaixo. Eles oferecem a possibilidade de viajar sem ter que pagar pela estadia. Mas em alguns casos, sim, você vai ter que trabalhar. 

Reprodução
Reprodução

Couchsurfing

Eu já falei sobre esse site nesse post aqui e não me canso de recomendá-lo para os amigos. O Couchsurfing surgiu a partir da ideia de que cada pessoa pode oferecer o seu sofá (ou a cama do quarto de visitas mesmo) para algum viajante que quer conhecer a cidade a partir da perspectiva de um morador. Para poder se hospedar na casa de alguém, elabore um perfil no site do Couchsurfing e conte um pouco mais sobre você para a comunidade virtual. Depois, faça uma busca pelos perfis das pessoas que moram na cidade que você quer visitar e entre em contato com uma delas, explicando o porquê de ter escolhido aquela pessoa. Uma dica importante é sempre escrever algo personalizado, afinal de contas, ninguém gosta de receber aquelas mensagens padrão que podem ser copiadas e enviadas para todo mundo de uma vez.

Trabalhando em hostel

O clima de hostel é super divertido. Além de poder conhecer pessoas do mundo inteiro, geralmente há atividades de integração que o próprio staff organiza para o pessoal se conhecer. Imagine poder dormir de graça em um local desses? Nos sites Hosteltraveljobs e Thehostelworker, você encontra oportunidades de trabalho em hostels do mundo todo. Tem desde vaga para camareira até organização de eventos. No primeiro site, você precisa pagar uma taxa de 25 reais para ter acesso às ofertas. O segundo é gratuito, porém, oferece menos opções de vagas.

Continua após a publicidade

Na Fazenda

Se você adora aventuras na natureza, pode ser uma boa trabalhar em fazendas orgânicas ao redor do mundo. No site Wwoof.net você escolhe o país e solicita o envio de uma lista de fazendas onde pode trabalhar. A acomodação e a alimentação são gratuitas, mas você precisa pagar para ter acesso à lista. Para utilizar essa opção, aprender a falar algumas palavras básicas na língua local é importante, já que você vai morar com nativos o tempo todo.

Reprodução
Reprodução

Babysitting

Para quem gosta de crianças, fazer babysitting é uma boa alternativa. Através do site TrustedHousesitters, você entra em contato com famílias, principalmente da Europa, para poder cuidar de crianças e ganhar a acomodação gratuitamente. A taxa é meio salgada: são 60 dólares para usar o serviço. Se você não está muito a fim de pagar, vale procurar por vagas de babá em sites como o Ebay, por exemplo, que disponilizam o espaço de anúncios para serviços como esse.

Cuidadores de casa

Não gosta muito de crianças? Então que tal cuidar de casas? O casal do blog Vida Cigana conta tudo o que você precisa saber sobre o Housesitting. Já passou pela insegurança de viajar e deixar a sua casa vazia, sem ter ninguém para dar uma olhada de vez em quando? É justamente para esse tipo de situação que o serviço de Housesitting existe. Ao viajante, é dada a possibilidade de “cuidar da casa” das outras pessoas e, é claro, viajar sem pagar pela acomodação.

Não se esqueça de conferir informações sobre o visto que você precisa antes de escolher qualquer uma das opções acima. Viajar sem pagar pela acomodação é ter a oportunidade de sair um pouco do circuito turístico convencional e entrar em contato direto com outras culturas!

Continua após a publicidade
Publicidade