Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Casa Clã 2024: Liderança feminina é tema de talk com Adriana Teixeira

Adriana Teixeira, VP de RP da Heineken, e Andrea Abelleira, VP de publisher da Abril, discorrem sobre os caminhos até a liderança

Por Adriana Marruffo
Atualizado em 28 mar 2024, 13h20 - Publicado em 17 mar 2024, 08h22

Adriana Teixeira, VP de RP da Heineken, e Andrea Abelleira, VP de publisher da Editora Abril, foram destaque no talk sobre liderança feminina, que aconteceu durante a Casa Clã – maior evento feminino da Editora Abril, com curadoria de Claudia e Boa Forma – na sexta-feira (08), para comemorar o Dia Internacional da Mulher

Adriana Teixeira, VP de RP da Heineken, na Casa Clã 2024
A jornalista Paola Carvalho, colunista de finanças de Claudia (Mayra Azzi e Marcella Camillo/CLAUDIA)

Na conversa, mediada pela nossa colunista de economia Paola Carvalho, as líderes debateram sobre os desafios da entrada feminina no campo de trabalho, e a aceitação de sua presença em posições de liderança. Além disso, as profissionais deram um inside sobre as estratégias de diversidade e inclusão adotadas pelas suas empresas, e refletiram sobre como podemos fazer os números crescer enquanto mantemos a individualidade e o sentido do feminino.

A presença feminina em cargos de liderança

Segundo dados do Observatório 2030, uma iniciativa do Pacto Global da ONU, houve uma estabilidade no percentual médio de mulheres no quadro de colaboradores e na Diretoria Executiva, porém a presença feminina em cargos de média liderança continua abaixo. Entre os setores com maior participação feminina, o relatório destaca o de Saúde e Educação, que conta com uma média de 69,07% de mulheres entre os colaboradores. Ele, no entanto, é o que possui a menor representatividade quando o assunto é liderança. 

Vale lembrar, contudo, que a maior participação percentual de mulheres no setor está associada à natureza das tarefas, que foca sobretudo em cuidados e autocuidado, historicamente estipuladas como femininas. “Se você fizer a mesma pergunta para todas as mulheres que estão aqui, todas vão falar que nenhuma jornada foi fácil. Toda jornada da mulher no mercado de trabalho tem muitos desafios e dificuldades, comigo não foi diferente”, colocou Adriana Teixeira, da Heineken, quando questionada sobre sua trajetória até a liderança em um mercado predominantemente masculino. 

Andrea Abelleira, VP de publisher da Editora Abril, na Casa Clã 2024
Andrea Abelleira, VP de publisher da Editora Abril, na Casa Clã 2024 (Mayra Azzi e Marcella Camillo/CLAUDIA)

“Não é um processo simples, e a verdade é que não tem uma fórmula. Eu digo que a gente ensina, você entra na empresa, conhece e vai sondando os possíveis caminhos, mas a verdade é que você tem que se impor porque, infelizmente, se a mulher não se impõe ela não é ouvida”, revelou Andrea Abelleira sobre os caminhos que percorreu até sua posição de liderança dentro da Editora Abril que, segundo a profissional, continua a se esforçar perante os desafios de inclusão e diversidade. 

A separação da identidade de mulher no trabalho

Ainda no talk, Adriana comentou sobre a sensação de necessidade que ela tinha, ainda no início de sua carreira, de realizar uma separação entre sua feminilidade e o trabalho, dando espaço a uma persona. “Lidar com o masculino é uma grande dificuldade, e ele não tem uma fórmula. Eu tive momentos em que eu tive que ser mais masculina ao falar, mas um hora você para e fala: Não, eu vou ser realmente quem eu sou, eu vou trabalhar todas as minhas potências como mulher e, quando você acha esse lugar, você começa a se impor mais”, colocou.

A VP de RP da Heineken também apresentou a propaganda “Verdades difíceis de engolir”, na qual o grupo criou uma suposta nova cerveja e a apresentou a diversos profissionais. O segredo? O produto tinha sido criado com o propósito de ter o pior gosto possível, que se adentra no paladar, para simular a sensação das mulheres dentro do mercado de trabalho. As participantes ainda tiveram a oportunidade de ver a latinha roxa ao vivo, que mostrava dados marcantes sobre a escassa presença das mulheres. “Nós temos uma meta que, até 2026, 50% da liderança vai ser feminina”, revelou, e ainda destaca que, até o momento, os números já apontam aos 37%. 

A aceitação do feminino

A profissional ainda destacou as dificuldades acentuadas sofridas por mães que ainda buscam em encontrar seu espaço de liderança do mercado, que ao mesmo tempo que precisam cuidar do lar – que também foi tema de talk na Casa Clã – e encontrar um equilíbrio na jornada de trabalho. E como podemos ampliar a presença feminina? As profissionais convidadas para o talk destacaram a possibilidade de programas de mentoria e acesso à carreira: “A gente tem que ter as metas e a intencionalidade de trazer as mulheres para o campo”, destacou Adriana. 

Continua após a publicidade

“A mulher tem um lado mais sensível na hora de analisar as coisas, a gente pondera muito. A gente consegue pegar o lado crítico, mas ao mesmo tempo tem a sensibilidade de olhar para as coisas e construir o caminho”, revelou Andrea quando questionada sobre sua participação no reposicionamento da Claudia, na qual se propôs a não somente falar da mulher, mas do feminino. Para as profissionais, uma das principais tarefas para o crescimento destes números, é a quebra com o estereótipo do feminino, sendo o momento para quebrar com a introversão.

“A gente não está discutindo sobre as fatias do bolo e sobre quem tem mais fatias. Estamos falando sobre fazer um novo bolo, brincou Paola Carvalho durante a mediação da conversa com as líderes. 

Sobre a Casa Clã 2024

Casa Clã é um evento da Editora Abril que reúne mulheres influentes, como Claudia Raia, Bela Gil, Nanda Costa e Helena Rizzo, em shows, palestras e atividades para falar sobre as vivências femininas. A programação e curadoria é realizada por CLAUDIA e Boa Forma.

Casa Clã 2024 é um evento com curadoria de @claudiaonline e @boaforma, que tem o oferecimento de @astrazenecabr @merzaesthetics_br @rededor_oficial_star @apsenfarmaceutica @aguasprata @labasqueoficial @donadodoce @ecoflamegarden @studiow.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.