Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cannes: Francesa Justine Triet leva Palma de Ouro por “Anatomy Of A Fall”

A diretora francesa marca a terceira vitória feminina nesta categoria em toda a história do festival

Por Raíssa Basílio
Atualizado em 28 Maio 2023, 10h45 - Publicado em 28 Maio 2023, 10h33

Temos mais uma mulher na lista dos laureados com o prêmio mais importante do Festival de Cannes. No sábado (27), foram divulgados os vencedores do evento francês e a diretora Justine Triet ficou com a Palma de Ouro por Anatomy Of A Fall (Anatomie D’une Chute). Além da vitória feminina, tem também longa brasileiro premiado, em mostra paralela do festival.

Justine Triet faz história

Este ano, 7 cineastas mulheres foram indicadas à Palma de Ouro, o que foi um recorde e exista uma esperança de termos uma realizadora mulher levando o prêmio. Após Jane Campion, em 1993, com O Piano e Julia Ducournau com Titane, em 2021, agora temos Justine Triet.

Em Anatomy Of A Fall, a diretora apresenta um drama-suspense que gira em torno de uma família que precisa confrontar a misteriosa morte do pai, Samuel. Acusada pelo crime, a protagonista Sandra (Sandra Hüller) precisa provar a sua inocência, tendo o filho cego como sua principal testemunha.

Presença brasileira em Cannes

O Brasil também está entre os premiados, A Flor do Buriti, longa da dupla João Salaviza e Renée Nader Messora que retrata a resistência de indígenas brasileiros ficou com o prêmio Prix d’ensemble (Prêmio de Melhor Equipe) na mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar).

Continua após a publicidade
"A Flor do Buriti" recebeu o Prix d'ensemble (Melhor Equipe) na Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) em Cannes 2023
“A Flor do Buriti” recebeu o Prix d’ensemble (Melhor Equipe) na Mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) em Cannes 2023 (Embaúba Filmes/Divulgação)

Sônia Guajajara, a atual ministra dos Povos Indígenas, participa do longa que foca no povo Krahô no norte de Tocantins. Os diretores repetem o feito de 2017, quando levaram o Prêmio Especial do Júri por A Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, que fala das mesmo tribo indígena.

Em outra Mostra Paralela, tivemos mais laureados brasileiros. Levante ficou com o troféu de Melhor Filme de Estreia na Fipresci, Federação Internacional de Críticos de Cinema, do Festival de Cannes. O longa da diretora Lillah Halla retrata o dilema de uma adolescente brasileira que engravida e decide fazer um aborto no Uruguai.

Continua após a publicidade

Mais premiados

Outros destaques ainda foram as vitórias de Melhor Roteiro e Palma Queer para Monster, do japonês Hirokazu Kore-eda (vencedor da Palma de Ouro por Assunto de Família, em 2018). A produção tece uma crítica sobre a sociedade japonesa pelo olhar de garotos em uma história de relações disfuncionais. O Fallen Leaves, do finlandês Aki Kaurismaki, um os mais elogiados do festival ficou com o Prêmio do Júri.

A melhor direção foi para o diretor franco-vietnamita Hùng Tran Anh, por La Passion de Dodin Bouffant, estrelado por Juliette Binoche e Benoît Magimel.

Confira, a seguir, a relação com os principais vencedores de Cannes 2023:

Palma de Ouro:
Anatomy Of A Fall, de Justine Triet
Grande Prémio:
A Zona de Interesse, de Jonathan Glazer
Prémio do Direção:
La Passion de Dodin Bouffant, de Trần Anh Hùng
Prêmio do Júri:
Fallen Leaves, de Aki Kaurismäki
Prémio de Roteiro:
Monster, de Hirokazu Kore-Eda
Melhor Atriz:
Merve Dizdar, por Les Herbes Sèches, de Nuri Bilge Ceylan
Melhor Ator:
Koji Koji Yakusho, por Perfect Days, de Wim Wenders
Caméra d’Or:
The Golden Butterfly Tree, de An Pham Thien
Palma de Ouro para Curta-Metragem:
27, de Flora Ana Buda
Menção especial para a curta-metragem:
Fár, de Gunnur Martinsdóttir Schlüter

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.