Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

20 atores pequenos na idade e gigantes no talento

Na TV ou no cinema, essas crianças deixaram a gente de queixo caído

Por Júlia Warken Atualizado em 21 jan 2020, 18h32 - Publicado em 25 set 2015, 08h13

Quando vemos crianças na tela é que a gente realmente se lembra: certas pessoas já nascem com talento para a coisa! Volta e meia chega algum talento prodígio causando alvoroço, mas isso definitivamente não é um fenômeno recente. Para ter uma ideia, a pessoa mais jovem a receber um Oscar em categoria competitiva foi Tatum O’Neal, aos 10 anos, lá em 1974. Ela foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Coração de Papel”. Bem antes disso, em 1935, a miniapresentadora Shirley Temple já havia conquistado um Oscar honorário aos seis aninhos de idade!

Voltando para o presente, reunimos uma lista de 20 atores e atrizes mirins que deram o que falar em filmes, séries e novelas que a gente apenas ama. Pode preparar a pipoca, pois você vai querer assistir a esses pequenos!

Mary Kate e Ashley Olsen, em “Três é Demais” (1987 – 1995)

Divulgação
Divulgação

Foi fofura à primeira vista e o mundo simplesmente se apaixonou pela gêmeas no final dos anos 80. E o sucesso veio cedo MESMO, pois as pequenas não tinham nem 2 anos de idade quando o primeiro episódio foi ao ar!  Durante a permanência do programa as Olsen figuraram em segundo lugar no ranking das celebridades mais populares da TV americana, atrás apenas de Bill Cosby.
> Veja também: o estilo e a trajetória das irmãs Olsen 

Vinicius de Oliveira, em “Central do Brasil” (1998)

Divulgação
Divulgação

Protagonizar filme indicado ao Oscar não é para qualquer um! Ainda mais quando você contracena ao lado de ninguém menos do que Fernanda Montenegro, né? Aos 12 anos de idade, Vinicius foi escolhido entre 1.500 crianças para viver Josué, e ninguém discorda que ele apenas mitou!

Jody Foster, em “Taxi Driver” (1976)

Divulgação
Divulgação

O clássico de Martin Scorsese não foi o primeiro filme de Jody, mas foi o que alavancou sua carreira. Ela tinha 13 anos quando o longa foi lançado, mas apenas 12 durante as gravações. O papel da prostituta infantil rendeu a ela uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Memorável!

Dakota Fanning, em “Uma Lição de Amor” (2001)

Divulgação
Divulgação

Com apenas 7 anos, a missão da linda não era fácil: interpretar a filha de um homem com deficiência mental que luta na justiça para ter sua guarda. O filme é simplesmente maravilhoso e Dakota brilhou muito ao lado de Sean Pean! Ah, e como esquecer daquela breve participação dela em “Friends”? Procure pelo 14º episódio da 10ª temporada.

Macaulay Culkin, em “Esqueceram de Mim” (1990) e “Meu Primeiro Amor” (1991)

Divulgação
Divulgação

Ele explodiu aos 10 anos de idade e se tornou uma das crianças mais célebres da história de Hollywood. Depois de nos fazer rir litros em “Esqueceram de Mim”, ele resolveu nos deixar chorando num cantinho em “Meu Primeiro Amor”. Nem conseguimos definir qual dos dois filmes é mais memorável!

Quvenzhané Wallis, em “Indomável Sonhadora” (2012)

Divulgação
Divulgação

Ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz (principal!) aos 9 anos não é para qualquer uma! Mas certamente é para essa garota, que ainda tem um futuro brilhante pela frente. A linda fez o teste de casting aos 5 anos e teve que mentir a data de nascimento, pois a idade mínima era 6. Mesmo assim ela foi a escolhida entre cerca de 4 mil crianças e mostrou a que veio. Vale a pena assistir ao filme!

Salvatore Cascio, em “Cinema Paradiso” (1988)

Divulgação
Divulgação

Esse grande clássico do cinema italiano fala sobre a amizade entre um menino e um homem que trabalha projetando filmes no cinema. Salvatore interpreta o garoto Totó na primeira fase do filme e ele tinha apenas 9 anos quando o longa foi lançado. Impossível não se apaixonar!

Abigail Breslin, em “Pequena Miss Sunshine” (2006)

Divulgação
Divulgação

Um dos papeis infantis mais memoráveis dos anos 2000! E a atuação de Abigail, aos 10 anos de idade, rendeu a ela uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Apesar de sempre ser lembrada por “Pequena Miss Sunshine”, o primeiro trabalho da linda foi em “Sinais” (2002), ao lado de Mel Gibson e Joaquin Phoenix. Imagina contracenar com esses dois aos 6 aninhos, gente!

Zoé Héran, em “Tomboy” (2011)

Divulgação
Divulgação

Se você ainda não assistiu a “Tomboy”, então corre para o Netflix! A atuação de Zoé, com apenas 10 anos de idade, é memorável! Ela interpreta uma menina que se passa por menino dentre os amigos do novo condomínio onde vai morar com a família. A linda não voltou a fazer filmes (apenas um curta em 2014), mas a gente torce muito para ver esse talento de volta às telonas!
> Veja também: 12 filmes e séries para entender o universo transgênero

Continua após a publicidade

Anna Paquin, em “O Piano” (1993)

Divulgação
Divulgação

Muita gente conheceu a linda como a Vampira, de “X-Men”, e mal sabe que ela já tem um Oscar (de Melhor Atriz Coadjuvante) no currículo. E mais: ela ganhou o prêmio aos 11 anos! Sendo que Anna tinha apenas 9 anos durante as filmagens de “O Piano” e esse foi o primeiro trabalho dela como atriz. Lacradora, sim ou totalmente?

Michel Joelsas e Daniela Piepszyk, em “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias” (2006)

Divulgação
Divulgação

Michel está ótimo como protagonista do filme, mas é inegável que Daniela rouba as cenas em que aparece! A duplinha é basicamente a alma dessa produção imperdível, que concorreu como melhor filme no Festival Internacional de Berlim. PS: Em 2015 Michel brilhou muito ao lado de Regina Casé, em “Que Horas Ela Volta”?

Haley Joel Osment, em “O Sexto Sentido” (1999)

Divulgação
Divulgação

Ele surgiu como quem não queria nada, viu mortos e deixou geral de queixo caído! O lindinho tinha 11 anos quando o filme foi lançado e o sucesso foi instantâneo. Além de se tornar uma das celebridades infantis mais cults daquela época, Haley também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Carolina Oliveira, em “Hoje é Dia de Maria” (2005)

Divulgação
Divulgação

Aos 11 anos de idade, a minissérie foi a estreia de Carolina como atriz. Não bastasse chegar chegando já como protagonista de uma produção global, ainda foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz pelo papel. Arrasou, garota!

Kirsten Dunst, em “Entrevista Com o Vampiro” (1994)

Divulgação
Divulgação

Ela tinha só 12 anos quando o filme foi lançado e acabou se transformando na grande sensação mirim de 1994. E olha que não é fácil se destacar quando Brad Pitt e Tom Cruise estão no mesmo longa que você! O papel da vampirinha ainda rendeu a Kirsten a indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.

Klara Castanho, em “Viver a Vida” (2009 – 2010)

Divulgação
Divulgação

Interpretar uma vilã na novela das nove é um baita desafio para qualquer atriz. Imagina então se você tem apenas 9 anos de idade! Pois a personagem Rafaela, vivida pela Klara, é considerada a primeira vilã mirim das novelas globais. E como esquecer dos conflitos internos que a gente tinha ao odiar uma personagem criança? Sinal de que ela mandou bem!

Drew Barrymore, em “E.T. – O Extraterrestre” (1982)

Divulgação
Divulgação

A gente adora a Drew por vários motivos, mas não dá para esquecer dela sendo a coisa mais fofa do mundo nesse clássico, que é sinônimo de infância. E ela tinha só 7 aninhos quando o longa foi lançado. Deu até vontade de assistir mais uma vez!

Bruna Marquezine, em “Mulheres Apaixonadas” (2003)

Divulgação
Divulgação

Impossível esquecer da sofrida Salete quando lembramos de Mulheres Apaixonadas (sdds)! Muita gente considerava a personagem irritante, mas uma coisa é certa: aos 8 anos de idade, Bruna já chorava como gente grande em frente às câmeras! Tá pensando que é tarefa fácil?

Angus T. Jones, em “Two and a Half Men” (2003 -2015)

Divulgação
Divulgação

Ele mal tinha completado 10 aninhos quando o primeiro episódio foi ao ar e provavelmente não estava esperando tanto sucesso! Curiosamente, Angus foi a primeira criança a se apresentar nos testes de casting da série e a produção se apaixonou na mesma hora. Não é para menos!

E aí, você acha que faltou alguém nessa lista de crianças prodígio?

Continua após a publicidade
Publicidade