Renata Vanzetto revela sonho inesperado para o futuro — e surpreende
Responsável por 11 empreendimentos, mentora no "Chef de Alto Nível" e influenciadora digital, ela é finalista do Prêmio CLAUDIA 2025
Renata Vanzetto nasceu para criar, e faz disso um projeto de vida. Seus 11 empreendimentos gastronômicos, os pratos autorais que se tornaram marca registrada e a inquietação que a move provam o fôlego de uma chef que não foge de desafios.
Além de conquistar uma legião de seguidores apaixonados por sua culinária, ela se consolidou como uma das vozes mais influentes da gastronomia brasileira e foi chef mentora do programa Chef de Alto Nível, na Globo.
Agora, soma mais um capítulo à sua trajetória: é finalista do Prêmio CLAUDIA 2025 na categoria Empreendedorismo e Negócios. Em entrevista, ela fala sobre sua trajetória, negócios e liderança.
Como Renata Vanzetto se tornou um sucesso na gastronomia
Renata cresceu em Ilhabela, em São Paulo, de um jeito livre. “No meio da natureza, da minha família e da cozinha. Era rua, praia e panela”, lembra a chef e empresária. Seu caminho rumo à gastronomia parecia natural.
“Quis ser várias coisas, mas logo entrei na cozinha, muito nova, e já tinha certeza de que era isso que queria da minha vida. Não houve um momento de decisão, simplesmente aconteceu. Aos 18 anos eu já tinha um restaurante, fazia jantares externos e não imaginava uma vida longe do fogão.”
O restaurante ao qual Renata se refere é o Marakuthai, aberto em 2007 com um empréstimo de R$ 30 mil. De lá para cá, seus negócios se multiplicaram.
Hoje, ela está à frente do Ema, Matilda Lanches, Muquifo, Mé Taberna, Mi.Ado, MeGusta Bar, Mamma Vanzetto, Pescadora, Buffet Vanzetto, Motel e também da Mercearia Maravilha.
Como Renata Vanzetto enxerga a liderança na cozinha
Renata credita boa parte da criatividade para desenvolver negócios (e pratos) tão diferentes à mãe. “Ela sempre foi muito criativa e, como eu, enjoa rápido das coisas. Algum projeto, ideia ou sonho está sempre em nossas cabeças”, diz. O trabalho em equipe, para ela, é outro pilar inegociável. “Ter uma sociedade saudável, atenta e unida é fundamental.”
Para chegar nesse nível, é preciso que a liderança crie esse espaço. “Respeito a minha equipe e recebo esse respeito de volta. Nas minhas cozinhas não entra ego, entra mão na massa.”
A chef também leva para a vida aprendizados que vieram de outros trabalhos, como o programa Chef de Alto Nível. “Ensinar na TV é completamente diferente de ensinar no restaurante. Precisa ser rápido, claro, objetivo. Tudo acontece em segundos. Foi um baita desafio, e eu adoro desafios.”
O sonho inesperado de Renata
Em sua lista de futuros desejos, Renata mantém o humor e a espontaneidade que a tornaram tão querida. “São tantos [sonhos]… vender tudo e, um dia, ter um restaurante minúsculo no meio do mato? Sabe Deus [risos].”
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Francesinha invertida: 8 inspirações modernas para arrasar no Natal e Réveillon
10 melhores batons de 2025: o #7 entrega a boca mais bonita do ano
12 posições sexuais possíveis para inovar na transa
5 posições sexuais que estimulam o clitóris e fazem a mulher gozar muito
Outubro Rosa: o exercício como aliado da prevenção e da recuperação do câncer de mama







