PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

8 mulheres cervejeiras que você precisa conhecer e seguir

Elas são sommelières, mestres em estilos de cerveja, especialistas em harmonização, atuam no mercado e ainda compartilham conhecimento em suas redes sociais

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 ago 2024, 15h00
Mulheres cervejeiras
Conheça mulheres especialistas em cervejas e que fazem trabalhos incríveis no setor (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O espaço das mulheres tem aumentado não apenas no consumo das cervejas, mas também no papel que se encontra por trás da produção dessa bebida. A cada dia, surgem novas profissionais na área, executando com excelência a função de sommelières, mestres-cervejeiras, empresárias, produtoras de conteúdo e tantas outras áreas ligadas ao mercado cervejeiro.

Segundo levantamento da Consumer Insights, o consumo de cerveja por mulheres em lugares públicos cresceu de 14,5% para 21,2%, de 2021 para 2022. Aumento ainda tímido, mas significativo para um mercado ainda majoritariamente masculino.

Quem se orgulha e defende ainda mais esse crescimento é Jaqueline Oliveira, proprietária da Escola Mineira de Sommelieria (EMS): “Estamos há 17 anos provando que mulher não só pode assumir que bebe cerveja, como também entende e produz a bebida com excelência. Com nossa atuação na área, temos estimulado cada vez mais mulheres a se libertarem de preconceitos”, relata a especialista.

Para exaltar ainda mais essas profissionais, listamos abaixo 8 profissionais da área que merecem sua atenção e trazem informações valiosas sobre o universo das cervejas. Confira:

Mulheres cervejeiras que você precisa conhecer

1) Kathia Zanatta | @kathiazanatta

Mulheres cervejeiras
Kathia Zanatta tem o título de primeira sommelière de cervejas do Brasil (ICB/Divulgação)

Kathia Zanatta é detentora do incrível título de primeira sommelière de cervejas do Brasil. Um dos principais nomes do setor, ela é engenheira de alimentos, sommelière de cervejas formada pela Doemens Academy, mestre-cervejeira pela Siebel-Doemens e sócia-diretora do Instituto da Cerveja Brasil. Hoje, a especialista também foca seu trabalho em palestras e consultorias.

2) Dani Mingatos | @dani_mingatos

Mulheres cervejeiras
Dani Mingatos é co-fundadora, sócia e cervejeira da Cia de Brassagem Brasil (Reprodução/Instagram)
Continua após a publicidade

Dona de um diploma de mestrado em matemática aplicada à física nuclear, Dani Mingatos decidiu se aventurar no mundo das cervejas. Hoje, ela é sócia-proprietária da Cia de Brassagem Brasil e tem ampla formação na área cervejeira, com diplomas de sommelière de cervejas, mestre em estilos e tecnologia cervejeira. Começou a produzir cervejas em 2014 e se tornou co-fundadora da Cia de Brassagem em 2017.

3) Cilene Saorin | @saorincilene

Mulheres cervejeiras
Com mais de 30 anos de experiência, Cilene Saorin já atuou nos mais diferentes setores da cerveja (Instagram/Reprodução)

Cilene Saorin é engenheira de alimentos, mestre-cervejeira, sommelière de cervejas, professora da Escuela Superior de Cerveza y Malta (Espanha) e Diretora de Educação da Doemens Akademie no Brasil e na Espanha. Com mais de 30 anos de experiência profissional, já atuou com produção de cervejas, desenvolvimento de fornecedores, pesquisa e desenvolvimento, como especialista em degustação de cervejas e como professora. Trabalhou para Brahma, Petrópolis, Antarctica e AmBev no Brasil, além de FlavorActiV, na Inglaterra. Atualmente, trabalha como profissional independente dos negócios da cerveja.

4) Nadhine França | @nunadhine

Mulheres cervejeiras
Nadhine França foi a primeira mulher presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Instagram/Reprodução)

Em 2017, Nadhine França deixou a área de tecnologia para se especializar no mercado de cerveja artesanal no Brasil. Apenas três anos depois, tornou-se a primeira mulher presidente da Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, entidade que reúne quase 800 associados entre cervejarias, brewpubs, sommeliers, fornecedores e varejistas. Hoje, vive na Hungria e atua como sommelière e também jurada de competições internacionais de cerveja.

Continua após a publicidade

5) Pretas Cervejeiras | @pretascervejeiras

Mulheres cervejeiras
As Pretas Cervejeiras criaram uma forte comunidade com produção de conteúdo sobre o universo cervejeiro (Reprodução/Instagram)

Com o objetivo de conectar mulheres pretas com a cultura cervejeira, as amigas do Pretas Cervejeiras criaram uma forte comunidade com produção de conteúdo sobre o universo cervejeiro. O coletivo também já foi responsável por executar programas de treinamento exclusivo e gratuito para mulheres negras de todo o Brasil.

6) Candy Nunes | @vidacervejeira

Mulheres cervejeiras
Candy Nunes é sommelière de cervejas e especialista em marketing cervejeiro (Reprodução/Instagram)

Candy Nunes atua como sommelière da Cervejaria Paulistânia e é proprietária da Experiência Cervejeira, empresa que oferece serviços de consultoria e eventos. Especialista em marketing, a produtora de conteúdo tem diploma de sommelière de cervejas, é mestre em estilos, tem especialização em harmonização e certificação avançada em tecnologia cervejeira. Além disso, tem experiência no mercado desde 2016, trabalhando em diferentes cervejarias artesanais.

7) Bia Amorim | @biasommelier

Mulheres cervejeiras
BIa Amorim é autora do livro Guia da Sommelieria de Cerveja (Instagram/Reprodução)
Continua após a publicidade

Bia Amorim é sommelière de cervejas desde 2010 e uma das principais profissionais do meio cervejeiro, além de autora do Guia da Sommelieria de Cervejas. Em suas redes sociais, compartilhar dicas de rótulos, harmonização, informações do mercado e também hospitalidade, uma de suas especializações.

8) Jaqueline Oliveira | @jaquebhz

Mulheres cervejeiras
Jaqueline Oliveira é proprietária da Escola Mineira de Sommelieria (Reprodução/Instagram)

Jaqueline é sommelière de cerveja e atua em eventos e assessorias ligadas ao setor cervejeiro. Atualmente, é fundadora da Escola Mineira de Sommelieria e deu início a uma nova etapa criando a Sede da E.M.S., onde o foco é fomentar negócios e aprendizados. É também membro da Confraria Feminina de Cerveja (Confece), primeira confraria feminina do Brasil, e faz parte do Minas Cervejeiras, grupo de mulheres que fazem cerveja em Minas Gerais.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.