Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Saiba como fazer a esfera de chocolate

O chef Lucas Corazza ensina como fazer aquela incrível esfera de chocolate que derrete e revela um recheio surpreendente

Por Gabriela Kimura Atualizado em 4 nov 2016, 03h30 - Publicado em 18 abr 2015, 08h00

Um vídeo que já teve milhões de visualizações na internet mostra uma esfera de chocolate surpreendente: ao receber um banho de calda quente, o doce desmancha e revela o recheio, tentador, de brownie com sorvete. O chef Lucas Corazza aprendeu a receita em 2002 e a trouxe para o Brasil. Como não era esse sucesso todo, deixou de prepará-la. Tudo mudou quando o tal vídeo caiu na web. “Resolvi passar a vendê-la no meu food truck. Saem 300 por fim de semana”, conta. Ele ensina como fazer o brownie de chocolate branco e amêndoas e também o passo a passo da esfera. Confira:

Receita do brownie

Ingredientes

  • 100 g de açúcar refinado
  • 3 ovos inteiros
  • 3 claras
  • 190 g de chocolate meio amargo
  • 300 g de manteiga
  • 75 g de farinha de trigo
  • 40 g de chocolate em pó
  • 200 g de açúcar mascavo
  • 170 g de chocolate branco em pedaços grandes
  • 100 g de amêndoas laminadas para decorar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200 °C. Aqueça a manteiga e o chocolate em banho-maria, mexendo para o fundo não queimar. Peneire a farinha, o açúcar mascavo e o chocolate em pó e misture-os. Em outra tigela, junte os ovos com o açúcar refinado, sem fazer com que aumente o volume. Na mistura de ovos, junte o chocolate derretido, a farinha com o chocolate em pó e o açúcar mascavo e misture até ficar homogêneo. Coloque a massa na forma. Despeje o chocolate branco em pedaços e distribua de forma homogênea. Jogue as amêndoas laminadas por cima e leve ao forno de 15 a 20 minutos, até que forme uma crosta fina por cima e o brownie esteja assado, mas não seco. Tire do forno e coloque-o no freezer ou sobre uma pedra fria. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Veja o passo a passo da montagem:

Um doce de confeiteiro

Charles Naseh
Charles Naseh

Aos 14 anos Lucas Corazza já tinha o pé na cozinha. “Eu fazia pão de mel e bala de coco e vendia na escola para os amigos”, relembra o simpático confeiteiro, hoje com 34 anos. Desde então, nunca mais parou: já fez diversos cursos no país e no exterior, trabalhou com grandes chefs, como Alex Atala, e agora está no programa Que Seja Doce, que estreou esta semana no GNT. A cada episódio, os jurados escolhem o melhor confeiteiro do dia, que terá sua receita publicada num livro. “Foi muito legal fazer o programa. Nós [Carole Crema e Roberto Strongoli, também jurados] descobrimos talentos incríveis e tudo fluiu bem”, revela.

Continua após a publicidade
Publicidade