Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Paçoca caseira com creme de banana e calda de caramelo

Junho chegou e, com ele, guloseimas difíceis de resistir! Para entrar no clima das quermesses, aprenda a fazer o delicioso e típico prato junino

Por Bianca Portugal - Atualizado em 21 jan 2020, 21h41 - Publicado em 8 jun 2015, 11h52

A chef Carolina Figueiredo, 36 anos, do restaurante Market, no Rio de Janeiro, tirou do fundo do baú uma receita de família, herança da avó Heloísa. “Desde pequena, fazia paçoca com a vovó no pilão, o que passou por gerações. É rápido, prático de fazer e tem sabor de infância”, explica.

À frente do Market desde 2008, a chef prioriza um menu orgânico e saudável. Com uma horta própria na região serrana, ela anuncia o cardápio diariamente às 11h, de acordo com o que foi colhido. “A horta nos permite controlar a qualidade e a procedência da nossa comida. Foi uma conquista significativa para nós e, acredito, para a gastronomia carioca”, diz Carolina, que é presença constante no MAD, evento criado na Dinamarca que reúne uma vez por ano os melhores chefs do mundo, fazendeiros e produtores rurais para trocar experiências, discutir tendências e o rumo da gastronomia.

Paçoca caseira com creme de banana e calda de caramelo

Ingredientes (rende 4 porções) 

  • 80g de açúcar orgânico
  • 30ml de leite de castanha-do-pará
  • 200g de amendoim
  • 20g de açúcar mascavo
  • 10 bananas
  • 100ml de água de coco
  • 1/2 limão-siciliano

Passo a passo

Sergio Pagano
Sergio Pagano

1 – Leve o amendoim ao forno por 15 minutos até ficar levemente torrado. Num pilão, disponha o amendoim ainda morno e o açúcar mascavo. Macere até virar uma farofa. Retire e reserve.

Continua após a publicidade

Sergio Pagano
Sergio Pagano

2 – Em uma panela, coloque o açúcar orgânico, leve ao fogo baixo e misture. Quando o açúcar se tornar um caramelo, adicione o leite e mexa até virar uma calda lisa.

Sergio Pagano
Sergio Pagano

3 – Em uma tigela, coloque as bananas e as amasse. Em seguida, adicione a água de coco, o suco de limão e misture bem com a ajuda de um batedor. Para a montagem, coloque um pouco da calda em um bowl, o creme de banana gelado e a paçoca de amendoim.

Publicidade