Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Dicas de Nigella para otimizar a sua vida na hora de cozinhar

A jornalista e apresentadora britânica, Nigella Lawson, fala sobre o sucesso de suas receitas

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 20h30 - Publicado em 11 jul 2013, 21h00

Leia a entrevista com a Nigella e aproveite para enriquecer seus truques de culinária:
Foto: Divulgação

Nigella Lawson sempre foi fã de gastronomia. Em 1998, conseguiu realizar o sonho de publicar um livro sobre culinária. Delá para cá, sua vida mudou completamente: passou de jornalista a cozinheira superstar. Atualmente, coleciona 10 livros com sua assinatura e, na televisão, faz sucesso com seu jeito carismático deensinar receitas práticas e cheias de sabor (o programa Nigella vai ao ar todos os domingos, às 12h, no canal pago GNT). Em entrevista a revista MANEQUIM, ela disse que não gosta de ser chamada de chef. “Cozinho e crio receitas porque adoro o assunto, mas não me interesso por fórmulas ou pratos padronizados. Gosto da cozinha caseira, que me lembra a infância”, explicou. Ela falou, ainda, dos ingredientes que não podem faltar em sua cozinha. Confira!

Qual é o sabor da sua infância?

O frango com arroz que a minha mãe fazia quando eu era criança. A receita é bem parecida com a canja de galinha brasileira, mas leva menos água.

Quando você decidiu que queria trabalhar com culinária?

Sempre gostei de experimentar novos pratos, e isso ficou mais evidente na época em que morei na Itália, durante minha adolescência. Me apaixonei pela comida italiana e pelo país. Uso muitos ingredientes típicos daquela região.

O fato de você não ser uma chef ajuda a compreender as necessidades de quem cozinha em casa no dia a dia?

Acredito que sim. Eu sou uma pessoa preguiçosa quando o assunto é cozinha, por isso, gosto de soluções práticas, de receitas rápidas e de usar ingredientes que são fáceis de encontrar em qualquer supermercado. A cozinha não precisa ser complicada.

É difícil manter o peso trabalhando com comida? Você se preocupa com isso?

Qualquer mulher se importa com a aparência, mas acho que a preocupação tem que estar ligada à saúde. Eu não acho saudável comer demais, nem passar fome.

Sempre à mão

Os ingredientes que não podem faltar na cozinha

MOSTARDA

Ela é versátil e pode ser usada para criar incríveis molhos para vários tiposde salada.

PIMENTA

Continua após a publicidade

Fã de um toque ardido, Nigella adora usar pimenta-do-reino e pimenta jamaicana em carnes e molhos.

MOLHOS

“Tenha molho de soja e molho inglês sempre por perto”, sugere. A ideia é experimentá-los e brincar de criar novas receitas com eles.

LIMÃO-SICILIANO

“Eu não conseguiria viver em uma casa onde não houvesse limão-siciliano”, brinca Nigella. Ele ajuda a dar um toque sofisticado aos mais diversos pratos.

SAL MARINHO

Para a cozinheira, este tipo de sal é mais saboroso, mais saudável e menos salgado do que o comum. Prefira comprar a versão que é vendida em flocos.

De olho no tempo!

Algumas dicas para otimizar a sua vida na hora de cozinhar

CONGELE

Tenha potes de diversos tamanhos sempre por perto para guardar e refrigerar pães, tiras de bacon e outros produtos que ficam sobrando na cozinha. Você pode reaproveitar esses ingredientes em inúmeras receitas. Além disso, quando estiver cozinhando carne ou frango, em vez de jogar o caldo fora, armazene-o. Ele ajuda a dar mais sabor a outros pratos e é mais saudável que o industrializado.

TESOURA

Na hora de picar ervas e legumes, troque a faca e a tábua por uma tesoura. Você pode picar os ingredientes diretamente na panela.

TIMER PORTÁTIL

“Deixe-o na sala enquanto conversa com os amigos, assim você não esquece da comida que está assando no forno, mas também não perde o bate-papo”, sugere.

Continua após a publicidade
Publicidade