Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Esta hamburgueria LGBT criou um ambiente sem preconceitos em SP

A Castro Burger foi inspirada na cidade de São Francisco e promete ser muito mais do que uma simples lanchonete.

Por Thiago Queiroz (Colaborador)
Atualizado em 20 jan 2020, 18h08 - Publicado em 17 mar 2017, 18h18
 (Castro Burger/Divulgação)
Continua após publicidade

Castro Burger, localizada na Vila Mariana, em São Paulo, nasceu com a ideia de criar um ambiente acolhedor, inclusivo e ao mesmo tempo delicioso para os LGBTs e também para a ~família tradicional brasileira~.

O nome e toda a decoração do local foram inspirados no bairro Castro, localizado em São Francisco, nos Estados Unidos, e considerado o bairro gay mais famoso da cidade. “O Fausto, um dos donos, morou lá durante seis anos, por isso, acabamos nos inspirando. Quando começamos as obras da Castro, fomos juntos para lá, para pegarmos algumas referências gastronômicas e alguns itens de decoração”, comenta Luiz Felipe Granata, sócio do estabelecimento.

A ideia de abrir um local onde o público-alvo fossem pessoas LGBTs sempre existiu, mas saiu do papel após Fausto e Luiz deixarem a empresa onde trabalhavam juntos. E, a princípio, eles nem pensavam em abrir uma hamburgueria, viu? O foco deles era somente comandar um estabelecimento no qual a inclusão fosse uma das principais missões.

funcionacc81rios-da-hamburgueria-castro-burger-reunidos1
(Castro Burger/Divulgação)

E, quando o assunto é inclusão, eles vão bem além da decoração e missão inspiradas em um público específico. Assim que decidiram que a ideia sairia do papel, contrataram uma agência especializada no público LGBT para ajudá-los em diferentes setores do projeto, desde as ideias de divulgação até o bairro onde eles se instalariam.

O trabalho em conjunto com a agência fez com que eles saíssem das zonas comuns dedicadas aos LGBTs em São Paulo, normalmente bairros vizinhos à Avenida Paulista ou ao centro da cidade. “E, desde que nós inauguramos a hamburgueria, nos surpreendemos, porque a resposta dos moradores do bairro foi muito positiva. Tanto dos gays, lésbicas… Quanto dos vizinhos da ~família tradicional brasileira~”, afirma Luiz.

Outro foco que os donos da Castro tinham desde o primeiro momento era em não usar os LGBT somente como público-alvo do local. Eles queriam que essas pessoas também fossem as grandes responsáveis pelo funcionamento da hamburgueria e, por isso, o quadro de funcionários da empresa é composto por gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e héteros, afinal, todo mundo consegue conviver numa boa e sem preconceito Esta hamburgueria LGBT criou um ambiente sem preconceitos em SP

Continua após a publicidade

“Desde o primeiro momento em que anunciamos as vagas de emprego e o perfil que procurávamos, nós recebemos muitas mensagens positivas de todos os lados. As pessoas estavam nos agradecendo pela oportunidade de inclusão, que é tão rara no mercado de trabalho, antes mesmo de serem contratadas”, afirma Luiz.

Projetos Sociais

Além do projeto de inclusão no quesito empregabilidade, eles ainda foram mais longe: criaram uma parceria com ONGs que apoiam a comunidade LGBT de diferentes maneiras.

A colaboração com estas instituições dura 90 dias e começou graças a um “altar” com fotos de pessoas importantes e que da sua maneira lutaram/apoiaram/fizeram parte da causa LGBT.

Continua após a publicidade

A primeira parceria foi com a Casa de Apoio Brenda Lee, uma entidade civil sem fins lucrativos que acolhe gays, lésbicas, transexuais e travestis portadores de HIV/AIDS sem moradia, tratamento adequado e condições de continuarem sozinhas.

mesa-com-imagens-de-personalidades-importantes-para-o-ramo-lgbt
Oratório da Castro Burger com imagens de personalidades importantes para a cultura LGBT. (Castro Burger/Divulgação)

Outra parceria importante vem em forma de arte nos jogos americanos e porta-copos usados pelos clientes e através de um quadro exposto na casa, tendo como foco sempre a diversidade e unidade de cada indivíduo. A cada 90 dias a Castro dá a oportunidade para um novo artista, do mesmo jeito que faz com as ONGs que apoia.

Continua após a publicidade

Além de tudo isso, eles ainda contam com: lanches veganos, cardápios em braile, acessibilidade na estrutura para pessoas com problemas de locomoção, bicicletário e um ambiente que aceita o seu pet sem maiores problemas Esta hamburgueria LGBT criou um ambiente sem preconceitos em SP

Veja algumas fotos do local:

bar-com-enfeites-de-sereia-pendurados
Parte do bar com enfeites pendurados. (Castro Burger/Divulgação)
bar-com-uma-placa-de-bons-drinks
Entrada da Castro Burger com vista para o bar. (Castro Burger/Divulgação)

A Castro Burger fica em São Paulo na Rua Joaquim Távora, 1517 – Vila Mariana.

O horário de funcionamento é: de terça a quinta-feira das 18h às 00h

Sexta-feira: 18h às 02h

Continua após a publicidade

Sábado: 12h às 02h.

Domingo: 12h às 00h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.