CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Aproveite o clima junino para preparar este crocante salmão com fubá

Clássica em bolos e outras sobremesas típicas das Festas Juninas, a farinha de milho rende também deliciosos pratos salgados

Por Abril Branded Content Atualizado em 15 jan 2020, 16h32 - Publicado em 4 jun 2019, 16h24

Bolo cremoso, bolo de fubá com coco, queijadinha… são tantas as gostosuras feitas com fubá nesta época do ano! Em Festa Junina que se preze, um quitute à base dessa farinha de milho não pode faltar.

Mas nem só de doce vive esse ingrediente versátil. Por ser substancioso e proporcionar bastante energia, o alimento, preparado com grãos de milho secos e moídos, era muito consumido pelos tropeiros na época colonial. De lá pra cá, ganhou muitos modos de preparo e versões culinárias. Vai bem em sopas, pães, empanados…

Em junho, o ingrediente vira estrela onipresente, por conta do período de colheita do milho. Você pode aproveitar o clima festivo do mês para variar o cardápio do almoço ou do jantar em casa, e substituir a farinha de rosca, de trigo ou de mandioca pela de fubá. Dica: a receita a seguir, de filé de Salmón de Chile com uma crocante crosta de fubá, rende uma refeição saborosa e cheia de nutrientes.

A farinha de milho conserva parte das características nutritivas do cereal, que é rico em fibras e vitaminas, e o salmão se destaca pela alta dose de ômega-3, uma gordura essencial, que melhora a resposta imunológica do corpo e ajuda a proteger o coração. Há dois tipos principais de fubá: o mimoso, mais fino (o grânulo tem menos de 0,2 mm), e o normal, mais grossinho. Ambos podem ser usados nesta receita; é questão de gosto.

Sirva o peixe com molho tártaro e uma saladinha de feijão-preto e, pronto, não precisa de mais nada. A sugestão é da Salmón de Chile, marca chilena de salmão que você encontra em supermercados, por aqui, no Brasil também.

Filés de salmão com crosta de fubá

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

2 quilos de salmão

1 xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) de fubá

Sal e pimenta

Óleo abundante para fritar

Limão para servir

Para o molho tártaro

200 gramas de maionese

1 ovo cozido

Continua após a publicidade

25 gramas de alcaparras

25 gramas de pepinos em conserva

50 gramas de cebola roxa picadinha

Gotas de suco de limão

Modo de preparo

Remova cuidadosamente a pele do salmão. Fatie o peixe em seis pedaços e tempere com sal e pimenta. Em uma tigela, coloque o leite e mergulhe os pedaços de peixe, escorra em seguida e passe imediatamente no fubá. Aqueça bastante óleo de calêndula em uma panela funda e frite o peixe até que esteja cozido e dourado em ambos os lados. Remova o excesso de óleo e coloque em papel absorvente.

Para preparar o molho, pique os pepinos, a cebola, o ovo cozido e as alcaparras e despeje tudo em uma tigela. Adicione a maionese e um pouco de suco de limão, e misture bem até obter um molho de consistência média.

Em paralelo, prepare também a salada de feijão-preto:

Ingredientes

2 ½ xícaras (chá) de feijão-preto cozido

1 xícara (chá) de tomate-cereja, cortado em quatro

1 xícara (chá) de pepino picado em pequenos cubos

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

2 colheres (sopa) de manjericão picado

2 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta

1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Em um prato, misture o feijão-preto, os cubos de pepino, os tomates partidos, a hortelã e o manjericão. Tempere com azeite, suco de limão, sal e pimenta. Deixe esfriar por 10 minutos na geladeira e sirva com o salmão.

Continua após a publicidade

Publicidade