Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

5 lugares que servem “comfort food” em São Paulo

Chef Silvia Percussi, sócia do restaurante paulistano Vinheria Percussi, lista algumas delícias que, para ela, têm tempero afetivo especial

Por Fernanda Meneguetti (colaboradora)
Atualizado em 10 abr 2024, 09h45 - Publicado em 3 out 2013, 22h00
Reportagem: Fernanda Meneguetti / Edição: MdeMulher
Reportagem: Fernanda Meneguetti / Edição: MdeMulher (/)
Continua após publicidade

Para a chef Silvia Persussi, comida caseira é o alimento da alma

Foto: Ricardo Correa

“A maioria pode achar um chavão dizer isso, mas, para mim, a comida caseira é o alimento da alma”, diz a chef Silvia Percussi. É uma herança familiar a paixão dessa filha de italianos pela boa mesa. Era até de se esperar que o que sempre lhe deu prazer virasse profissão, como virou. Hoje ela toca, junto com o irmão, Lamberto, que é sommelier e restaurateur, a Vinheria Percussi, onde reina na cozinha. Segundo Silvia, tudo o que comemos ajuda a traçar a história da nossa vida, já que, de alguma forma, fica gravado na nossa memória. Quem se esquece da primeira vez que provou cogumelo ou ostra? “Por isso, é inevitável experimentar uma sensação de aconchego quando voltamos a comer os alimentos que adorávamos na infância.” A seguir, a chef revela algumas delícias que, para ela, têm esse tempero afetivo especial.

1. Mesa árabe

“Quando minha família sai do tema Itália, o Arábia é opção. A gente adora coalhada, quibe cru, homos… A esfirra folhada também é demais! Ainda tem os doces. Passo para pegar ou peço por telefone.”

Arábia – R. Haddock Lobo, 1397, Jardim Paulista, tel. 3061 2203

2. Menu chinês

Continua após a publicidade

“Frequento o Taizan desde o tempo dos meus avós. Nunca falta wonton frito, que é como um pastelzinho de carne que todo mundo adora!”

Taizan – R. Galvão Bueno, 554, Liberdade, tel. 3208 9498

3. Pão italiano

“Na Masseria, os pães são totalmente naturais, da fermentação aos ingredientes. Compro um pão que lembra o da Toscana, sem muito sal e mais durão. É perfeito com queijo, em uma bruschetta, no café da manhã.”

Masseria – R. Sales Guerra 75, Lapa, tel. 3871 1441

4. Pudim

Continua após a publicidade

“A Forma de Pudim oferece esse doce em vários sabores. Com textura cremosa e o verdadeiro gosto da baunilha, o tradicional parece muito o lá de casa.”

Forma de Pudim – R. Silvânia, 177 A, Vila Nova Conceição, tel. 2309 2030

5. Pesto

“Na minha família, não há nada mais caseiro do que nhoque ou tagliolini ao pesto genovês, feito com pignoli e folhas de manjericão gigante. É o nosso arroz com feijão. Dá para congelar o molho e usar depois, à temperatura ambiente, apenas adicionando um pouco da água do cozimento da massa.”

Rosticceria Percussi – R. Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, tel. 3088 4920

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.