Já dá para ler clássicos da literatura via Instagram Stories
Iniciativa genial da Biblioteca Pública de Nova York já está na ativa
Já perdi as contas de quantas vezes prometi a mim mesma ser alguém produtiva e terminei jogada na cama correndo os olhos pelo meu feed do Instagram. O fato é que, verdade seja dita, muito do tempo que garantimos não ter vai direto para as barras de rolagem nas redes sociais. Quem nunca se pegou, tarde da noite, fuçando em um perfil desconhecido sem qualquer interesse real no conteúdo?
Mea culpa feito para dizer que achei simplesmente incrível uma recente ideia da Biblioteca Pública de Nova York. Em uma ação digital com parceria da agência Mother, ela está lançando a série InstaNovels, que levará livros clássicos para os Stories. Se for para dedicar horas a ele, que seja (também) para ler coisas incríveis, afinal.
Títulos famosos, que já caíram em domínio público, ganharão atividades interativas espalhadas pela leitura e ilustrações animadas. As ferramentas de avançar e retroceder, já presentes no aplicativo, facilitarão o folhear de páginas. Será possível ler livros completos, que também estarão salvos nos Destaques. Os primeiros selecionados para o projeto são, respectivamente, Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll; O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman; e A Metamorfose, de Franz Kafka.
Carrie Welch, que é chefe do departamento de relações públicas da instituição, falou à imprensa que o objetivo do projeto é facilitar o acesso aos clássicos e dar uma nova forma de uso às plataformas. Apesar de incrível, o desenvolvimento abocanhou uma parcela pequenina do orçamento – provando que é possível, sim, inovar com pouco.
Enquanto escrevo, as partes 1 e 2 de Alice estão disponíveis lá no perfil @nypl – infelizmente, apenas em inglês. Sigo acompanhando e morrendo de curiosidade para ver a evolução desta ideia. Que ela é brilhante já deu para notar.
Vamos conversar? Me escreva em @isabellamarinelli!