Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

TV e Afins

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Fábio Garcia escreve sobre televisão desde 2012, mas consome a telinha desde que se entende por gente. Ama programas ruins que dão a volta e ficam muito bons
Continua após publicidade

“Núcleo Malhação” de Bom Sucesso supera o de A Dona do Pedaço

Uma novela mandou bem ao mostrar adolescentes, já a outra….

Por Fábio Garcia
Atualizado em 21 set 2020, 15h13 - Publicado em 17 set 2019, 16h25

Olhando assim por cima, a Globo deixa as tramas de adolescentes para a faixa da Malhação enquanto as histórias “de adultos” ficam com as novelas das outras faixas de horário. Entretanto, isso não impede que alguns autores coloquem tramas envolvendo escolas e conflitos de adolescentes nas novelas “de adulto”, e algumas vezes elas ficam até melhores que a novela teen da Globo. Atualmente no ar temos ‘Bom Sucesso‘ e ‘A Dona do Pedaço‘ como exemplos positivos e negativos.

‘Bom Sucesso’ é uma novela excelente, com bons diálogos e uma trama gostosa de acompanhar, mas o mérito não é somente a história de Paloma (Grazi Massafera) e de seu patrão com pé na cova. A narrativa tem vários núcleos interessantes, e chama a tenção como os três filhos da protagonista funcionam como personagens principais em vários núcleos escolares.

Logo no primeiro capítulo acompanhamos o drama de Alice (Bruna Inocencio) perdendo o ENEM e sendo zoada por colegas de sala, e de lá pra cá vimos Gabriela (Giovanna Cordeiro) lidando com esporte e Peter (João Bravo) atuando como núcleo cômico. Por ser ambientada em uma escola pública de um bairro de baixa renda, ‘Bom Sucesso’ tem a chance de mostrar histórias que costumam não aparecer nas escolas ricas de ‘Malhação’: só nessa última semana rolou uma abordagem sobre criminalidade e drogas, sempre de forma responsável e com qualidade. Infelizmente, o mesmo não podemos falar do que vem rolando em ‘A Dona do Pedaço’.

Silvia e Merlin em A Dona do Pedaço (Globo/Reprodução)

Continua após a publicidade

Algumas das milhares de histórias da novela das nove ocorrem na escola de Cássia (Mel Maia), e envolvem o adolescente problemático Merlin (Cadu Libonati). Nenhuma abordagem da trama de Walcyr Carrasco parece coerente, houve até mesmo uma agressão a uma professora que deu em nada: o responsável pelo jovem foi chamado, ouviu sobre a agressão e o caso ficou por isso mesmo.

Não que seja uma novidade em ‘A Dona do Pedaço’ uma abordagem ruim de um tema delicado, mas chama a atenção o fato do núcleo adolescente ser praticamente um anexo da novela, serve apenas para enrolar sem nenhuma função prática na novela da Maria da Paz (Juliana Paes). Falar isso é chover no molhado, mas é preciso responsabilidade para se tratar de agressão de professores, bullying em escolas e outros problemas que afetam jovens do país inteiro, e nesse quesito a novela das sete tem dado um banho na novela das nove.

Talvez seja conveniente Walcyr Carrasco ligar a televisão mais cedo e ver como se faz em ‘Bom Sucesso’.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.