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Rachel Jordan

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Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
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Entenda o valor da imagem e saiba como construir uma boa reputação

Entenda a diferença entre imagem e reputação e veja dicas para melhora-las no ambiente de trabalho.

Por Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Guta Nascimento, thiagoabril
Atualizado em 13 abr 2020, 18h00 - Publicado em 13 abr 2020, 18h00
 (Luis Alvarez/Getty Images)
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Desde que as redes sociais entraram em nossas vidas e revolucionaram nosso padrão de comportamento, passamos a enxergar a nossa imagem de outra forma. Nunca estivemos tão expostos quanto agora. Mas num mundo globalizado onde a imagem é avaliada a todo instante, será que realmente sabemos o que ela significa e a importância que isso tem em nossa vida pessoal e profissional? Será que entendemos que, ao apresentarmos uma imagem que não corresponde ao que somos verdadeiramente, podemos colocar em xeque a nossa reputação?

Antes de mais nada, precisamos entender que a tal imagem da qual estamos falando não tem nada a ver com aquelas fotos incríveis que você se esmera para publicar nas suas redes. Ou, pelo menos, não somente. Estamos falando da imagem que você apresenta social ou profissionalmente no mundo real. Precisamos saber que, embora sejam colocadas na mesma prateleira, imagem e reputação são coisas bem distintas. Para entendermos a diferença entre as duas é preciso conhecer o conceito de cada uma.

Vamos dizer que imagem pessoal é um poderoso canal de comunicação que pode nos colocar em vantagem em qualquer lugar, e, especialmente, no mercado de trabalho – se for usada corretamente. Nada de passar uma imagem que não corresponda ao que você é de verdade. O importante é demonstrar quem você é de fato, suas experiências, seus valores, sua personalidade e conhecimentos. É dessa forma que as pessoas precisam te perceber, esses valores refletem a sua imagem e como você se comunica. Para isso, aprenda a desenvolver o autoconhecimento, a reconhecer suas fortalezas e suas fraquezas. Assim, você apresenta o que tem de melhor e conquista credibilidade.

Mas e a reputação? Vamos lá. A reputação tem um conceito mais diferenciado, ela está relacionada às suas atitudes,
principalmente no seu ambiente profissional. Reflete a maneira como você atua, como se comporta diante de seus
compromissos profissionais e de que forma devolve as entregas que são solicitadas, ou seja, os seus resultados.

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Você pode até ter uma boa imagem, se apresentar de forma adequada, mesmo assim, pode não ter uma boa reputação. Isso porque o resultado do que você oferece não está em igualdade com a sua imagem. Reputação é construída e se solidifica aos poucos, enquanto imagem é o momento.

Agora que já entendemos as diferenças entre imagem e reputação, vou dar algumas dicas para ajudar você a ter uma boa imagem e não arranhar a sua reputação.

1) A sua imagem pode impulsionar a sua carreira. Não deixe de cuidar da aparência, evidencie suas qualidades, sua capacidade intelectual e preze pelo comportamento positivo.

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2) O mundo está se transformando numa velocidade absurda. Se esforce para adquirir novos conhecimentos e se adeque às novas realidades. Pense no quanto um vírus foi capaz de mudar nossas vidas e está exigindo de nós novas habilidades, além de uma imagem de acordo com a realidade atual. Lembre-se, sua imagem é seu cartão de visitas.

3) Não se esqueça que para construir uma boa reputação é preciso presença profissional, vencer desafios diários, ter
segurança no que faz, além de apresentar resultados positivos. É dessa forma que construímos uma carreira sólida.

4) Fique atenta aos seus gestos, à sua postura. Não se esqueça que a sua linguagem corporal fala muito sobre você, é uma forma de comunicação não verbal. Se manter de braços cruzados numa reunião de trabalho, por exemplo, pode parecer que você está fechada para receber o que está sendo comunicado.

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5) Trate seus pares e colegas com gentileza. Lembre-se que, neste caso, seu comportamento ajuda a sua imagem e fortalece a sua reputação.

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