Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 7,99
Imagem Blog

Stéphanie Habrich

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Stéphanie Habrich é CEO da editora Magia de Ler, apaixonada pelo mundo da educação e do jornalismo infantojuvenil. Fundadora do Joca, o maior jornal para adolescentes e crianças do Brasil e do TINO Econômico, o único periódico sobre economia e finanças voltado ao público jovem, ela aborda na coluna temas conectados ao empreendedorismo, reflexões sobre inteligência emocional, e assuntos que interligam o contato com as notícias desde a infância e a educação, sempre pensando em como podemos ajudar nossos filhos a serem cidadãos com pensamento crítico.

Por um jornalismo construtivo que empodere crianças e jovens

Veículos de 20 países se reuniram no EBU Kids News Meeting (European Broadcasting Union) para discutir as melhores práticas do jornalismo infanto-juvenil

Por Stéphanie Habrich Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jun 2024, 16h00
BU Kids News Meeting (European Broadcasting Union)
BU Kids News Meeting (European Broadcasting Union), 2024. (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

“Diante do medo paralisante e depressivo, a sociedade necessita de esperança. Não me refiro a uma esperança sedativa, que adoce a realidade, mas uma esperança sustentada por fatos, dados, que mostre, inspire e incentive uma mudança possível.” Essa frase de Alfredo Casares, jornalista espanhol, fundador e diretor do Instituto de Jornalismo Construtivo, na Espanha, e autor do livro “La hora del periodismo constructivo”, diz muito sobe o propósito que levou a mim e outros representantes de veículos de 20 países a se reunirem no EBU Kids News Meeting (European Broadcasting Union), encontro sobre jornalismo infanto-juvenil, que apresenta melhores práticas e discute os desafios atuais do setor.

Realizado em Copenhague, na sede da DR (Danish Broadcasting Corporation), uma organização de serviço público, maior e mais antiga empresa de mídia eletrônica da Dinamarca, o seminário foi uma incrível troca de experiência entre publishers e jornalistas de diferentes países. 

O foco maior de nossas discussões foi o jornalismo construtivo. Como podemos praticar um jornalismo que não seja pautado no sensacionalismo, no catastrofismo ou em notícias negativas?

O que fazer para empoderar crianças e jovens para que se tornem cidadãos conscientes e bem-informados para garantir um mundo mais democrático e menos suscetível às fake news?

Ainda não há respostas para todas as perguntas, mas sabemos que estamos no caminho. É consenso entre todos a importância de haver veículos de comunicação e canais específicos para falar com esse público para captar sua atenção e engajá-lo na missão de ser um cidadão responsável.

Continua após a publicidade

Também ouvimos palestras sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais e sobre as características da geração Alpha, crianças nascidas entre 2010 e 2024. 

O evento foi uma continuação do encontro que tivemos aqui no Brasil, em novembro de 2023, sobre o qual escrevi essa coluna

Ao longo das duas semanas também visitamos diferentes redações na Dinamarca, Suécia, Finlândia e Noruega. Ouvindo representantes de programas especializados no público infanto-juvenil de diferentes países, pude notar que temos um desafio semelhante: o de sensibilizar a sociedade para a importância de formar e informar as crianças.

Continua após a publicidade

O mercado infanto-juvenil ainda não recebe a prioridade que merece e há uma necessidade urgente de mostrar resultados para atrair maiores investimentos. 

Fiquei feliz de ver que temos produtos, como o Jornal Joca e o TINO Econômico, que estão à altura dos benchmarks internacionais. Mas temos um desafio adicional, pois estamos num ambiente muito mais desafiador, com menos dinheiro e mais dificuldade para chegar a um número muito maior de leitores.

A realidade dos países nórdicos é bem diferente da nossa. A maior parte dos participantes que lá estavam fazia parte de empresas públicas, que têm um grande alcance pelo país. 

Continua após a publicidade

Por outro lado, o modelo de negócio que desenvolvemos na minha empresa, a Magia de Ler, de chegar aos novos leitores através das escolas, é algo que esses veículos internacionais ainda não conseguem fazer. Recebi muitas perguntas a respeito. Estavam todos bem interessados em aprender com a nossa experiência.

Mais áudio e vídeo

Aprendi muito com eles sobre produções audiovisuais e o uso de diferentes canais de comunicação como o YouTube e WhatsApp. Os programas jornalísticos em vídeo que eles produzem são interessantes, divertidos e informativos, ao ponto de realizarem uma premiação para o melhor vídeo noticiário para o público infanto-juvenil.

A vencedora este ano foi a Islândia, com uma produção sobre a greve das mulheres pelo direito à igualdade salarial.

Continua após a publicidade

Retornei ao Brasil disposta a colocar em prática todos os ensinamentos. Temos muito a fazer, mas acredito que estamos no caminho certo para formar cidadãos bem informados e capazes de fortalecer a nossa democracia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.