5 dicas para engrossar os cabelos finos e quebradiços
Rodrigo Cintra revela métodos que fazem diferença para deixar os fios com mais volume
Se você se enquadra no grupo de pessoas com fios e ralos, certamente já sonhou com madeixas mais volumosas e densas. Pois saiba que a estrutura do folículo piloso é influenciada por diversos fatores, incluindo genética, hormônios e a saúde em geral. Hoje vou compartilhar soluções científicas para quem busca engrossar cabelos finos.
E antes de começar, já ressalto: cada caso é único, e um dermatologista ou tricologista deve ser consultado para análise individual e recomendação do melhor tratamento, combinado?
1- Minoxidil
Para quem deseja tratar o cabelo ralo de forma tópica, o minoxidil é uma opção viável. Este composto vasodilatador pode ser aplicado diretamente no couro cabeludo, massageando bem a região para estimular a circulação, e aumentar o fluxo sanguíneo, que vai nutrir os folículos capilares.
2 – Finasterida
Já para tratamentos orais, a finasterida pode ser uma alternativa eficaz. É um medicamento – por isso, a importância de um acompanhamento com um especialista -, que age inibindo a enzima 5-alfa, ou seja, reduz a conversão do hormônio testosterona em DHT (di-hidrotestosterona), que está associado à queda capilar.
O tratamento com finasterida pode não apenas aumentar a densidade capilar, mas também prevenir essa queda.
3 – Ingestão de proteínas
No âmbito da alimentação, a proteína é crucial para a saúde dos cabelos. Uma dieta rica em ovos, carnes magras e legumes pode favorecer o crescimento encorpado das madeixas. Por isso, vale considerar uma suplementação ou um cardápio equilibrado.
4 – Laser de baixa potência (LLLT – Low level laser therapy)
O LLLT utiliza uma luz de baixa potência, como o nome diz, para estimular as células dos folículos capilares. Estudos científicos apontam que a técnica pode aumentar a espessura e a densidade.
5 – Microagulhamento
O equipamento com agulhas bem fininhas cria microlesões no couro cabeludo, estimulando a regeneração capilar. Esse método pode ser combinado com os fatores de crescimento, substâncias que estimulam o volume das madeixas.
Gostou das dicas? Abaixo, você confere na íntegra algumas soluções científicas para engrossar os cabelos finos: