Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

6 dicas para cuidar dos cabelos antes, durante e depois do treino

Rodrigo Cintra compartilha dicas sobre penteados, frizz e a importância da lavagem

Por Rodrigo Cintra
12 abr 2024, 15h00

Você prende seus fios antes de malhar? Lava quando sai da academia? Ter alguns cuidados com os cabelos antes, durante e depois do treino pode evitar o frizz, a queda e o ressecamento. 

Penteados protetores para usar no treino

São aqueles que, como o nome diz, evitam o contato do comprimento e pontas com o corpo. E podem ser: rabo de cavalo alto, coque e trança.

Os acessórios, como lenço, também ajudam. Você deveria fazer investir nesses penteados, pois o suor faz com que a oleosidade natural não consiga percorrer o caminho até as pontas. 

Prenda a franja 

Lisa ou cacheada, e transpira muito? Prenda a franja com grampos na lateral ou, dependendo do comprimento dela, junte em um rabo de cavalo no topo da cabeça. Dessa forma, você evita o contato com a testa suada.

Assim que sair da academia, e se não for lavar o cabelo, solte e aplique um pouco de shampoo seco. Depois, basta finalizar usando um secador (lisas) ou um ativador de cachos (cacheadas e crespas).

Transpiração não causa frizz

Isso mesmo. O frizz aparece por outros motivos, por exemplo, quando a pessoa prende o cabelo de forma frequente e muito apertado, deixando marcas e até fios quebrados, quando houve uma queda capilar e eles ainda não têm peso. A alta umidade também faz as madeixas ficarem mais arrepiadas. 

Continua após a publicidade

Para evitar, sugiro que use uma linha completa (shampoo, condicionador, máscara e leave-in) anti-frizz, que vai dar mais peso e deixar esses cabelinhos mais suaves.

Agora, se você gosta de prender, tente fazer um penteado mais frouxo, para não quebrar/marcar. E, por fim, quando prender, pode usar um pouquinho de pomada para baixar esses fiozinhos.  

Lave os cabelos depois de treinar! 

Nos dias em que você sair da academia com o couro cabeludo suado, recomendo lavar. É que o suor tem uma concentração de cloreto de sódio e faz com que acumulem resíduos no couro cabeludo, podendo causar obstrução dos folículos, comprometendo o crescimento, levando a irritação e caspa, e até contribuindo para a queda. 

Se você fez um exercício mais leve e percebeu que não suou, pode lavar as madeixas em dias alternados. Nesse link tem um vídeo com dicas sobre como lavar os cabelos em casa:

Continua após a publicidade

Shampoo a seco pode ser aliado

De vez em quando você pode apostar nesse produto. Ele limpa, tira o aspecto oleoso, perfuma e, em alguns casos, proporciona mais movimento e volume, principalmente quando o cabelo é liso e fino. 

Só que ele não pode ser usado diariamente, pois pode deixar os fios ressecados e opacos, já que sua ação é para minimizar a oleosidade. 

Hidrate muito 

Independentemente se você lava os cabelos diariamente ou não, hidrate. E não estou falando só do uso das máscaras, que você deve aplicar de duas a três vezes por semana em casa. Mas investir em produtos que complementam essa hidratação, como aqueles que você não precisa enxaguar – e ainda pode passar antes de dormir -, além do uso de óleo de reparação nas pontas.

Agendar tratamentos no salão também potencializa os cuidados que você tem em casa.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.