Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Querido Pet

Por Querido Pet
Notícias sobre saúde animal, novidades do mercado pet e, claro, tudo o que nossos queridos pets aprontam por aí
Continua após publicidade

Toxoplasmose é mesmo uma doença causada pelo gato?

Especialista fala sobre mitos e verdades sobre a doença e como preveni-la

Por Da Redação
17 Maio 2019, 17h04

Recentemente, São Paulo registrou 45 casos de toxoplasmose em bairros de diferentes regiões do município em três surtos – quando há mais de dois casos da doença – desde março, segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). A constatação ocorreu após denúncias na ouvidoria.

Também conhecida como ‘doença do gato’, a toxoplasmose é causada por um protozoário facilmente encontrado na natureza, especialmente em regiões de clima tropical. A enfermidade pode causar implicações sérias para o feto quando adquirida durante a gestação, motivo pelo qual muitas mulheres grávidas são aconselhadas a doarem seus felinos.

Cat Smiling GIF - Find & Share on GIPHY

Causada pelo gato, sim ou não?

Para o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, no entanto, os riscos de contrair a doença não aumentam por conta da gravidez ou da convivência com um gatinho e por isso é preciso desmistificar essa relação, uma vez que o contágio pode ocorrer em lugares públicos, como praias e parques. “Os gatos são vítimas e não os causadores da Toxoplasmose. O principal meio de contágio por humanos é a partir da ingestão de alimentos mal cozidos ou mal lavados”, salienta.

Morais recomenda apenas alguns cuidados de higiene, como lavar bem as mãos antes de manusear alimentos, usar luvas na hora de limpar as caixas sanitárias, além de utilizar areia apropriada e de boa qualidade para felinos.

Continua após a publicidade

Ainda sobre a bandeja sanitária, o profissional dá um alerta para quem tem filhos que estão começando a andar ou engatinhar. “Os pequenos podem colocar a mão na areia e depois levá-la à boca, o que aumenta a chance de contaminação se o animal for portador da doença. O ideal é isolar o local ou ficar muito atento”.

Vale acrescentar que a doença pode ser evitada se o tutor fizer exames preventivos em seu bichinho de estimação. “Ao adotar um animal, leve-o ao veterinário e peça um check-up e, no caso dos gatos, também solicite o exame de sangue que detecta a Toxoplasmose”, finaliza.

Leia mais: Surto de toxoplasmose em São Paulo: o que é, sintomas e como tratar
+ Cientistas descobrem o que faz pugs e buldogues chiarem

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.