PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo

Por Kikando na Maturidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres 50+ vivenciam

Barbie, velha?

A boneca das telas dá um show de colágeno e ainda entra de cabeça no debate da saúde mental, misoginia e combate ao etarismo

Por Kika Gama Lobo
26 jul 2023, 10h17
Margot Robbie no filme da Barbie.
Margot Robbie no filme da Barbie (Warner Bros./Reprodução)
Continua após publicidade

Sim… Eu fui vestida de rosa assistir ao filme sensação do momento. Até agora, mais de quatro milhões de brasileiros já viram a fita que arrecadou o montante de mais de 80 milhões de reais apenas em terras brazucas.

Mas o que tenho lido de baboseira e visto vídeos surreais na internet esculachando a boneca, o filme, a atriz, a diretora, o Ken. “Kendiria” que até o namorado insosso da boneca fosse entrar na berlinda.

Linda mesmo. A atriz é maravilhosa e chamar a gostosura de velha é miopia. Ou pior, catarata. Kekéisso. Dura, hormonalmente preenchida, horizontalmente desejável, plenamente sadia, a Barbie das telas dá um show de colágeno e ainda entra de cabeça no debate da saúde mental, misoginia, combate ao etarismo e toda a sorte de assuntos contemporâneos. Eu não dava nada pelo filme e saí maravilhada. Está tudo ali.

Margot Robbie em
Margot Robbie em “Barbie” (Warner Bros./Divulgação)

Comparo a boneca estragada à Eva. Precisou morder a maçã podre do paraíso rosa para se dar conta de suas limitações e, ao mesmo tempo, dos seus poderes.

Continua após a publicidade

Até me arrumei na cadeira e, ao The End, explodi em aplausos efusivos. Parecia aquelas feministas extremas vendo suas causas ganharem corpo. Coisa de Oscar. Gostei mesmo.

Não é pieguice nem trend momentânea. É que fui menina nos anos 1970 e brinquei muito com a Barbie. Aliás, Susi, que foi lançada em 1966. A Barbie chegou aqui em 1982 e era caríssima. E me lembro de não achar estranho a boneca não ter vagina. Os tempos eram outros.

Tudo muito psiu psiu e é justamente neste momento de tamanha abertura que eu fico boquiaberta ao ver que muitos acham a Barbie velha. Como assim?

Continua após a publicidade

É por essas e outras que precisamos aumentar o volume da discussão sobre a passagem do tempo. Se estamos vivendo mais, quais as novas fronteiras para a juventude e a maturidade? Os 60 são o começo da idade madura? Os 40? Ou bora rasgar essa contagem idiota e degolar Chronos tornando o tempo um aliado?

O fato é que a bonequinha rosa merece mais carinho. Sim ou não?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.