Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Flavia Viana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Bailarina e jornalista, ou jornalista e bailarina. Tanto faz. A coluna fala sobre métodos, histórias, entrevista pessoas, mostra tendências, espetáculos, entre outros assuntos relacionados, mas colocando em tudo isso o mais importante: seu grande amor pela dança
Continua após publicidade

Bolshoi celebra entrada de brasileiros em escolas de ballet renomadas

Com 70% dos estudantes formados, aprovados e empregados na única filial do Bolshoi do mundo, Escola terá audição na capital paulista

Por Flavia Viana
2 jul 2023, 08h00

O aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Marcos Sousa, de apenas 16 anos, foi aprovado para a Escola de balé da Ópera de Paris, na França. O jovem é de Grajaú, no Maranhão, e começou a dançar com 10 anos, sendo descoberto no ensaio da quadrilha junina em sua cidade.

O coreógrafo percebeu a flexibilidade e mobilidade do menino durante os ensaios e o chamou para um teste na academia de balé. De família humilde, mãe doméstica e pai que trabalha com serviços gerais, Marcos sofreu preconceito de alguns familiares, e desistiu da dança.

Passados alguns meses, ele percebeu que o balé e a vontade de dançar eram maiores do que qualquer retaliação. Foi quando voltou para a academia e, no mesmo momento, o professor perguntou se ele gostaria de fazer o teste da escola Bolshoi: foi a oportunidade de sua vida.

A audição do Marcos aconteceu em São Luiz do Maranhão. Ele passou e foi estudar em Joinville, em Santa Catarina, e hoje, aos 16 anos, após quatro de estudos no Bolshoi Brasil, Marcos é o primeiro brasileiro homem a ir para a Ópera de Paris.

O bailarino Marcos Sousa é o primeiro brasileiro homem a ir para a Ópera de Paris
O bailarino Marcos Sousa é o primeiro brasileiro homem a ir para a Ópera de Paris (Nilson Bastian/Divulgação)

“A Escola Bolshoi foi um grande sonho na minha vida e eu só posso agradecer a oportunidade que tive. Eu vim do Maranhão para me especializar em dança clássica e encontrei na Escola Bolshoi os melhores ensinamentos”

Marcos Sousa, bailarino

A Escola de Balé da Ópera de Paris (École de Danse de l’Opéra national de Paris) é uma das instituições mais prestigiadas e renomadas no mundo da dança clássica. Localizada em Paris, o instituto é afiliado à renomada Ópera Nacional de Paris e tem uma história rica e uma reputação de excelência.

Continua após a publicidade

“A Escola Bolshoi foi um grande sonho na minha vida e eu só posso agradecer a oportunidade que tive. Eu vim do Maranhão para me especializar em dança clássica e encontrei na Escola Bolshoi os melhores ensinamentos”, agradece Marcos. O sonho de bailarinos como o Marcos são grandes oportunidades que a Escola Bolshoi no Brasil proporciona a talentos como ele, segundo o diretor no Brasil, Pavel Kazarian.

“70% dos alunos formados no Bolshoi Brasil estão empregados após a formação na área de dança. Percebemos que a arte também é um poderoso elevador social e muda as vidas de famílias menos favorecidas”, explica o diretor do Bolshoi no Brasil, que completa: “Concretizar o sonho das crianças é importante para os pais. Estudar na única filial do Bolshoi do mundo muda a vida da criança, da família e da comunidade ao redor”, expõe o diretor.

“Agora, vou partir para outro grande sonho: a Escola da Ópera de Paris. É uma enorme oportunidade, uma das grandes referências de ensino clássico mundial e vou abraçar todos os ensinamentos, assim como fiz com o Bolshoi”, conclui Marcos.

O bailarino Luiz Anselmo foi contratado para o The National Ballet of Canada, em Toronto, no Canadá
O bailarino Luiz Anselmo foi contratado para o The National Ballet of Canada, em Toronto, no Canadá (Renan Livi/Divulgação)

“Na minha cidade o preconceito com os homens no balé ainda existia, vários amigos do meu pai perguntavam por que ele não tinha me colocado no futebol. Mas meu pai sempre foi meu maior incentivador, dizia que, se eu queria dançar, eu iria dançar”

Luiz Anselmo, bailarino

Também formado na Escola Bolshoi no Brasil e rumo ao Canadá, o bailarino Luiz Anselmo, de 20 anos, da Cia. Jovem Bolshoi Brasil, foi contratado para o The National Ballet of Canada, em Toronto, no Canadá.

Continua após a publicidade

Luiz é natural de Rio Piracicaba, em Minas Gerais, e se formou na Escola Bolshoi em 2022. A partir de agosto, se prepara para novos desafios no exterior.

“Na minha cidade o preconceito com os homens no balé ainda existia, vários amigos do meu pai perguntavam por que ele não tinha me colocado no futebol. Mas meu pai sempre foi meu maior incentivador, dizia que, se eu queria dançar, eu iria dançar”, contou Luiz. “Depois que essas pessoas começaram a me ver no palco, a cabeça delas também foi mudando, até hoje recebo mensagens perguntando como estou e quando é a próxima apresentação”, finaliza o bailarino.

Luiz Anselmo sempre se destacou durante seus estudos na Escola Bolshoi, mesmo em séries iniciais, interpretava grandes papéis. Sempre foi muito focado e determinado e isso é seu grande diferencial como bailarino.

Com dez anos de idade, se mudou para Joinville junto com a mãe, que trancou a faculdade de História para poder acompanhar o filho em seu sonho de se tornar um bailarino profissional. Foi na Escola Bolshoi que Luiz se desenvolveu como bailarino, obteve seu primeiro emprego em uma Companhia profissional, a Cia. Jovem Bolshoi Brasil. E agora, no dia 8 de agosto, Luiz Anselmo ingressa na renomada companhia The National Ballet of Canada.

Aos que sonham com uma oportunidades como a de Marcos e Luiz, no dia 3 de julho, no Sesi Vila Leopoldina (SP), a partir das 9h da manhã, irá acontecer uma audição para quem deseja estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Na ocasião, será realizada uma pré-seleção para novos alunos. Os aprovados terão a oportunidade de participar da Seleção Nacional e concorrer a uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, localizada em Joinville (SC).

Continua após a publicidade

As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 30 de junho no site https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes. O edital completo está disponível no site da Escola Bolshoi.

“Estudar na Escola Bolshoi Brasil é uma oportunidade, uma vez que os alunos têm acesso a um ambiente de aprendizado inspirador e desafiador, que cultiva tanto suas habilidades técnicas quanto sua expressividade artística. Os benefícios de ser um aluno do Bolshoi Brasil são inúmeros. Além de receber um treinamento intensivo e especializado em dança clássica, os bailarinos têm a oportunidade de vivenciar a metodologia Vaganova, consagrada da escola e uma das principais do mundo. Isso proporciona uma base sólida, capacitando nossos alunos a alcançarem padrões de excelência reconhecidos internacionalmente”, explica e finaliza Maikon Golini, Assessor Artístico da Escola Bolshoi no país.

Quem pode participar

Audição nacional no Bolshoi Brasil
Audição nacional no Bolshoi Brasil (Diego Belop/Divulgação)

Participam dos testes meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1° Ano de Dança Clássica – não é necessário ter conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

“Usamos exercícios básicos e lúdicos como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros inerentes ao desenvolvimento da dança”, explica Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo da Escola Bolshoi. Por meio desses movimentos os avaliadores analisam as habilidades das crianças para se desenvolverem no Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na instituição.

Os candidatos com maior potencial nessa faixa etária (nascidos de 2012 a 2014) são indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville (SC).

Continua após a publicidade

Para os candidatos que já possuem conhecimento em dança, será realizada a pré-seleção para meninas nascidas de 2006 a 2012 e meninos nascidos entre 2006 a 2011. Nesta avaliação, é realizada uma aula de dança, onde os profissionais do Bolshoi analisam a capacidade dos candidatos em realizar exercícios básicos da prática em dança na barra, centro e, para as meninas, o uso das sapatilhas de ponta.

Os candidatos com conhecimento em dança aprovados na pré-seleção participam da Chamada Especial, uma imersão dentro da Escola Bolshoi, realizando aulas durante uma semana, que ocorre nos dias 25 a 29 de setembro de 2023 na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Serviço:

Pré-Seleção em São Paulo (SP)
Quando: 03 de julho
Onde: Sesi Vila Leopoldina (R. Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP)
Inscrições: www.escolabolshoi.com.br até 30 de junho, valor R$ 30
Quem pode participar:
Meninas: nascidas em 2013 e 2014 (ingresso 1º Ano) e 2006 a 2012 (ingresso em turmas avançadas)
Meninos: nascidos de 2012 a 2014 (ingresso 1º Ano) e 2006 a 2011 (ingresso em turmas avançadas)

Horários:
9h30 – candidatas nascidas nos anos de 2009 a 2012
11h30 – candidatas nascidas nos anos de 2006 a 2008
14h30 – candidatas nascidas nos anos de 2013 e 2014
14h30 – candidatos nascidos entre os anos de 2012 a 2014

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.